quarta-feira, 11 de junho de 2008

Companhias Portuguesas - Os T.M. do Estado


Transportes Marítimos do Estado
Os navios

" ALENTEJO "

1916/1919 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.A.L.E. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alem., 10.1911
ex “Uckermark” – Hamburg-Amerika Linie, Hamb., 1911/1916
Tonelagens: Tab 4.312,24 to > Tal 2.652,06 to
Comprimentos: Pp 121,76 mt > Boca 16,12 mt > Pontal 7,18 mt
Máquina: Bremer Vulkan A.G., 1911 > 1:Te > 2.700 Ihp > 11 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa
02/1916 - Requisitado pelos TME, é operado pela Furness.
23.09.1917 - Afundado após explosão no porto de Marselha, supostamente devido a sabotagem, quando em sub-contrato temporário com a França. Foi considerado perdido.
1917 - Mandado recuperar pelo governo Francês. Posto a flutuar passa a navegar com bandeira Francesa, nome “Victorieux”. Continuou em serviço operado por J. Puppi durante 4 anos.
07.02.1921 - Perde-se no mar na posição 39º11’N 49º01’W abandonado pela tripulação, com água aberta.

" AMARANTE "

1916/1924 > Nº Oficial: 368-E > Iic.: H.A.M.R. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alem., 1914
ex “Wurttemberg” - Hamburg-Amerika Linie, Hamb., 1914/1916
Tonelagens : Tab 7.678,00 to > Tal 4.829,99 to
Comprimentos : Pp 142,85 mt > Boca 17,73 mt > Pontal 9,87 mt
Máquina: Bremer Vulkan A.G., 1914 > 1:Te > 4.200 Ihp > 12 m/h
1914 - Amarrou em Lisboa
07/1916 - Requisitado pelos TME, é operado Emp. pela Nacional.
12/1916 - Entra em contrato de fretamento com a Furness, passando a sub-contrato temporário com a França e base em Marselha. A tripulação por falta de condições abandona o navio em França. Recebe tripulação local.
1921 - Findo o contrato é devolvido aos TME.
1924 - Comprado pela Sociedade Geral, mantém o mesmo nome.

" AVEIRO "

1916/1918 > Nº Oficial: 401-E > Iic.: H.B.K.S. > Registo: Lisboa
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alem., 03.1894
ex “Harzburg” – D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1894/1904
ex “Naxos” - Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1904/1916
Tonelagens: Tab 2.209,03 to > Tal 1.389,37 to
Comprimentos: Pp 85,15 mt > Boca 12,15 mt > Pontal 6,76 mt
Máquina: Flensburger, 1894 > 1:Te > 1.200 Ihp > 10 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa
02/1916 - Requisitado pelos TME, cumpre fretamento da Furness.
10.04.1918 - Afundado por submarino a tiros de canhão, no Ionian Sea.
" BARREIRO "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.B.A.R. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Henry Koch A.G., Lubeca, Alemanha, 08.1911
ex “Lubeck” – O.P.D.R., Oldenburgo, Alemanha, 1911/1916
Tonelagens: Tab 1.737,96 to > Tal 1.054,75 to
Comprimentos: Pp 84,60 mt > Boca 12,00 mt
Máquina: Henry Koch A.G., 1911 > 1:Te > Veloc. 9,5 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa
02.1916 - Requisitado pelos TME, gerenciamento da Furness.
01.05.1917 - Torpedeado por submarino 4m ao largo de Suances.

" BELÉM "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.B.E.L. > Registo: Lisboa
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alem., 08.1890
ex “Rhodos” - Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1890/1916
Tonelagens: Tab 1.925,00 to
Comprimentos: Pp 79,30 mt > Boca 11,00 mt
Máquina: Flensburger, 1890 > 1:Te > Veloc. 9 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa
02/1916 - Requisitado pelos TME, é entregue à Furness.
20.11.1917 - Naufragou por encalhe em Northcott.

" BERLENGA "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.B.F.R. > Registo: Lisboa
Construtor: Rickmers A.G., Bremerhaven, Alemanha, 07.08.1901
ex “Sophie Rickmers” – Rickmers Reederei A.G., 1901 /1916
Tonelagens: Tab 3.547,77 to > Tal 2.261,94 to
Comprimentos: Pp 107,70 mt > Boca 13,70 mt > Pontal 7,98 mt
Máquina: Masch. Buckau A.G., 1901 > Veloc. 10 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa
02/1916 - Requisitado para os TME, foi operado pela Furness.
08.08.1917 - Torpedeado pelo submarino Uc-77 90m a SSW de Ushant.

" BOA VISTA "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.B.V.I. > Registo: Lisboa
Cttor.: Thomas Turnbull & Son, Whitby, Inglaterra, 10.1901
ex “Theodor Wille” – H. Diederichsen, Kiel, Alemanha, 1901/1916
Tonelagens: Tab 3.367,00 to > Tal 2.836,00 to
Comprimentos: Pp 107,10 mt > Boca 13,40 mt
Máquina: Inglaterra, 1901 > 1:Te > 8 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa
02/1916 - Requisitado para os TME, é afretado pela Furness.
21.12.1917 - Torpedeado por submarino 5m a SW da Ilha de Yeu.

" BRAVA "

1916/1918 > Nº Oficial: 397-E > Iic.: N.B.R.A. > Registo: Lisboa
Construtor: Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 27.05.1893
ex “Rosario“ - Hamburg-Sudamerikanische D.G., 1893/1904
ex “Erich Woerman” - Woerman Linie, Hamburgo, 1904/1907
ex “Togo”, Hamburg-Amerika Linie, Hamburgo, 1907/1916
Tonelagens: Tab 3.183,81 to > Tal 2.055,58 to
Comprimentos: Pp 96,26 mt > Boca 12,25 mt > Pontal 8,23 mt
Máq.: Blohm & Voss, 1893 > 1:Te > 1.300 Ihp > Veloc. 10,5 m/h

08/1914 - Amarrou em C. Verde > 03/1916 - Requisitado para os TME, segue para Inglaterra em contrato com a Furness.
03.09.1918 - Torpedeado por submarino ao largo de Trevose Head, na Cornualha.

1 comentário:

Costa disse...

Amigo Luis, os teus desenhos são de uma perfeição sem impar. Aliás, sempre foste assim. Já te conheço à muitos anos a fazer desenhos sobre esse tema. Continua. Parabéns. Um abraço. Zé.