quarta-feira, 11 de junho de 2008

Companhias Portuguesas - Os T.M. do Estado


Transportes Marítimos do Estado
(continuação)

" CAMINHA "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.C.A.M. > Registo: Lisboa
Cttor: Schiffswerft Neptun A.G., Rostock, Alemanha, 05.1907
ex “Minna Horn” - F. Dampfer (H.C. Horn), Lubeca, 1907/1911
ex “Euripos” - Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1911/1916
Tonelagens: Tab 2.763,00 to > Tal 1.747,00 to
Comprimentos: Pp 89,60 mt > Boca 13,30 mt
Máquina: Neptun A.G., 1907 > 1:Te > Veloc. 9,5 m/h
1914 - Amarrou em Lisboa > 02/1916 - Requisitado para os TME.
10/1916 - Entregue à Furness, sub-contrato com o gov. Francês.
07.04.1917 - Torpedeado pelo submarino UC-37 30m a SSW de Cabo Ferrat.


" CASCAIS "

1916/1916 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.C.A.S. > Registo: Lisboa
Cttor.: Grangemouth Dockyard, Grangemouth, Inglat., 02.1899
ex “ Electra” - D.G. Neptun, Bremen, Alemanha, 1899/1916
Tonelagens: Tab 834,57 to > Tal 417,03 to
Comprimentos: Pp 60,30 mt > Boca 9,20 mt > Pontal 4,08 mt
Máquina: Hutson & Co., 1898 > 1:Te > Veloc. 10 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa > 02/1916 - Req. para os TME.
10/1916 - Entregue à Furness, sub-contrato com o gov. Francês.
17.12.1916 - Afundado por submarino a tiros de canhão, à saída do porto de La Pallice, na posição 45º53’N 01º32’W.

" CÁVADO "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.C.A.V. > Registo: Lisboa
Cttor.: Helsingor Vaerft, Elsinore, Dinamarca, 01.10.1895
ex “ Achilles” - D.G. Neptun, Bremen, Alemanha, 1895/1916
Tonelagens: Tab 943,00 to > Tal 580,00 to
Comprimentos: Pp 61,10 mt > Boca 8,70 mt > Pontal 5,85 mt
Máquina: Helsingor, 1895 > 1:Te > Veloc. 9 m/h
08/1914 - Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Requisit. para os TME.
10.1916 - Passa a ser operado pela Furness.
16.11.1917 - Naufragou após abalroamento ao largo de Dover.

" COIMBRA "

1916/1925 > Nº Oficial: 370-E > Iic.: H.C.O.I. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Neptun A.G., Rostock, Alemanha, 10.1913
ex “Antares” – D.G. Argo, Bremen, 1913/1916
Tonelagens: Tab 2.512,00 to > Tal 1.529,00 to
Comprimentos: Pp 100,37 mt > Boca 14,05 mt > Pontal 5,73 mt
Máquina: Neptun A.G., 1913 > 1:Te > 1.870 Ihp > Veloc. 11 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Requisit. para os TME.
1925 - Transferido para a Armada, sendo utilizado como transporte. Alterou o nome para “Pero de Alenquer”.
1928 - Devolvido aos TME.
1929 - Comprado pela Companhia Navegação Carregadores Açoreanos, manteve o mesmo nome.

" CONGO "

1916/1924 > Nº Oficial: 385-E > Iic.: H.C.O.N. > Registo: Lisboa
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alemanha, 1905
ex “Ingraban” – Chinesische K.G. (Menzell), Hamb., 1905/1916
Tonelagens: Tab 3.077,04 to > Tal 2.354,56 to
Comprimentos: Pp 91,67 mt > Boca 13,81 mt > Pontal 7,95 mt
Máq.: Flensburger S.G., 1905 > 1:Te > 1.100 Ihp > Veloc. 9 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Requisitado pelos TME.
1924 - Vendido à Empresa Nacional de Navegação. Manteve o mesmo nome.

" CUNENE "
(Navio gémeo do Inhambane e do Machico)

1916/1924 > Nº Oficial: 366-E > Iic.: H.C.U.N. > Registo: Lisboa
ex “Adelaide” – Deutsche Australische D.G., Hamb., 1911/1916
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alemanha, 1911
Tonelagens: Tab 5.897,78 to > Tal 3.711,60 to
Comprimentos: Pp 136,98 mt > Boca 17,74 mt > Pontal 8,14 mt
Máq.: Flensburger, 1911 > 1:Te > 4.000 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
08.1914 - Amarrou em Luanda > 02.1916 - Requisit. para os TME.
10.1916 - Entregue à Furness > 1919 - Devolvido aos TME.
1924 - Vendido à Sociedade Geral. Manteve o mesmo nome.

" DAMÃO"

1916/1918 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.D.A.M. > Registo: Lisboa
Cttor.: Swan Hunter W.R., Low Walker, Inglaterra, 08.1911
ex “Brisbane” – Deutsche Australische D.G., Hamb., 1911/1916
Tonelagens: Tab 5.667,72 to > Tal 3.582,25 to
Comprimentos: Pp 135,00 mt > Boca 17,50 mt > Pontal 8,14 mt
Máquina: ??, 1911 > 1:Te > 3.700 Ihp > Veloc. 12,5 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa > 02.1916 - Requisit. para os TME.
28.04.1918 - Torpedeado por submarino 12m a W de Bardsey.

" DESERTAS "

1916/1921 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.D.E.T. > Registo: Lisboa
Cttor.: Flensburger Schiffsbau, Flensburgo, Alem., 10.1895
ex “Thekla” - A.G. DDR (Kingsin Linie), Bremen, 1895/1808
ex “Wittenberg” - Norddeutscher Lloyd, Bremen, 1898/1912
ex “Hochfeld” - Continentale Red. A.G., Hamburgo, 1912/1916
Tonelagens: Tab 3.689,00 to > Tal 2.363,00 to
Comprimentos: 108,10 mt > Boca 12,80 mt > Pontal 7,98 mt
Máquina: Flensburger, 1895 > 1:Te > Veloc. 10 m/h
1914 - Amarrou no Funchal > 02.1916 - Requisit. para os TME.
20.11.1916 – Encalha em Aveiro. Recuperado foi posto a flutuar.
1917 – Sofre grande reparação. Muda o nome para “Mendes Barata”. Entregue sob contrato à Furness.
1919 - Devolvido aos TME.
10.1927 - Vendido para demolição em Scheveningen, Holanda.

Sem comentários: