terça-feira, 3 de junho de 2008

Companhias Portuguesas - Os T.M. do Estado


Transportes Marítimos do Estado
(continuação)


" ILHA DO FOGO "


1916/1916 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.I.D.F. > Registo: Lisboa
ex “Burgermeister Hachmann” – G.J.H. Siemers & Co., 1901/1916
Construtor: Craig Taylor, Stockton-on-Tees, Inglaterra, 08.1901
Tonelagens: Tab 4.315,00 to
Comprimentos: Pp 109,70 mt > Boca 14,80 mt
Máquina: Craig Taylor, 1901 > 1:Te > Veloc. 9,5 m/h
Naufragou após abalroamento a WSW de San Sebastian, em 01.12.1916


" INDIA "


1916/1921 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.I.N.D. > Registo: Lisboa
ex “Vorwaerts”, - Lloyd Austríaco, Triestre, Itália, 1906/1916
Construtor: Lloyd Austriaco, Trieste, Itália, 16.12.1906
Tonelagens: Tab 5.990,00 > Tal 3.727,00
Comprimentos: Pp 181,08 mt > Boca 18,09 mt > Pontal 8,84 mt
Máquina: ??, Itália,1906 > 1:Te > 4.014 Ihp > Veloc. 13 m/h
Por motivo de incêndio foi encalhado em Lisboa em 26.10.1921. Face às avarias foi considerado perda total, sendo o casco vendido em Italia para demolição, em 1929


" INHAMBANE "


1916/1925 > Nº Oficial: 373-E > Iic.: H.I.N.B. > Registo: Lisboa
ex “Hessen” - Deutsche-Australische D.G., Hamburgo, 1912/1916
Construtor : J.C. Tecklenborg, Geestemunde, Alemanha, 08.1912
Tonelagens: Tab 5.098,51 to > Tal 3.206,21 to
Comprimentos: Pp 129,80 mt > Boca 16,08 mt > Pontal 8,52 mt
Máq.: J.C. Tecklenborg, 1912 > 1:Te > 3.600 Ihp > Veloc. 12,5 m/h


" LAGOS "


1916/1925 > Nº Oficial: 409-E > Iic.: H.L.A.G. > Registo: Lisboa
ex “Burgos” – H. Briggs Sons & Co., Inglaterra, 1884/1886
ex “Szechenyi” – Royal Hungarian St. Navig., Austria, 1886/1916
Construtor: Richardson Duck & Co., Thornaby, Inglat., 04.1884
Tonelagens: Tab 1.773,00 to > Tal 1.149,00 to
Comprimentos: Pp 79,00 mt > Boca 11,00 mt
Máquina: Blair & Co., 1884 > 1:Te > 160 Nhp
Vendido à Companhia Colonial de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Bissau”


" LEÇA "


1916/1916 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.L.E.C. > Registo: Lisboa
ex “Enos” - Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1902/1916
Construtor: Helsingor Vaerft, Elsinore, Dinamarca, 03.05.1902
Tonelagens: Tab 1.911,18 to > Tal 1.210,27 to
Comprimentos: Pp 85,60 mt > Boca 12,30 mt
Máquina: Dinamarca, 1902 > 1:Te > Veloc. 9 m/h
Torpedeado por submarino próximo a Saint Nazaire, na posição 46º54’N 02º38’W, em 14.12.1916


" LEIXÕES "


1916/1918 > Nº Oficial: 405-E > Iic.: H.L.E.I. > Registo: Lisboa
ex “Glen Caladh Tower” - F. Stumore & Co., Inglaterra, 1890/1890
ex “Cheruskia” - Hamburg-Amerika Linie, Hamburgo, 1890/1916
Construtor: R. Stephenson & Co., Hebburn, Inglaterra, 08.1890
Tonelagens: Tab 3.244,53 to > Tal 2.047,49 to
Comprimentos: Pp 103,55 mt > Boca 12,50 mt > Pontal 8,05 mt
Máq.: Stephenson, 1890 > 1:Te > 1.700 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
Torpedeado por submarino 200m a Sul da Terra Nova, quando em viagem de Hull para Boston


" LIMA "


1916/1923 > Nº Oficial: 358-E > Iic.: H.L.I.M. > Registo: Lisboa
ex “Westerwald” – Hamburg Amerika Linie, Hamb., 1907/1916
Cttor: Furness Whithy & Co. Ltd., West Hartlepool, Inglat., 1907
Tonelagens: Tab 3.900,71 mt > Tal 2.390,27 mt
Comprimentos: Pp 107,31 mt > Boca 13,74 mt > Pontal 7,93 mt
Máq.: R. Westgarth, 1908 > 1:Te > 3.200 Ihp > Veloc. 13 m/h
Vendido à Empresa Insulana de Navegação em 1923. Manteve o mesmo nome.


" LOURENÇO MARQUES "


1916/1925 > Nº Oficial: 371-E > Iic.: H.L.M.A. > Registo: Lisboa
ex “Admiral” – Deutsche Ost-Afrika Linie, Hamburgo,1905/1916
Construtor: Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 23.09.1905
Tonelagens: Tab 6.354,78 to > Tal 3.694,96 to
Comprimentos: Pp 126,75 mt > Boca 15,36 mt > Pontal 8,55 mt
Máq.: Blohm & Voss, 1905 > 2:Te > 4.200 Ihp > Veloc. 13 m/h
Vendido à Empresa Nacional de Navegação em 1925. Manteve o mesmo nome.

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