Transportes Marítimos do Estado
(continuação)
" PANGIM "
1916/1926 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.P.A.N. > Registo: Lisboa
ex “Numantia” - Hamburg-Amerika Linie, Hamburgo,1901/1916
Construtor: W. Gray & Co. Ltd., West Hartlepool, Inglat., 04.1901
Tonelagens: Tab 4.384,59 to > Tal 2.803,76 to
Comprimentos: Pp 116,70 mt > Boca 15,88 mt > Pontal 7,84 mt
Máq.: Ct. Mrt. Eng. Works Co., 1901 > 1:Te > 1.800 Ihp > 10 m/h
Vendido à Comp. Colonial em 1926. Alterou o nome para “Cassequel”
" PENICHE "
1916/1925 > Nº Oficial: 388-E > Iic.: H.P.E.N. > Registo: Lisboa
ex “Phoenicia” - Hamburg-Amerika Linie, Hamburgo, 1914/1916
Cttor.: Flensburger Schiffsbau A.G., Flensburgo, Alem., 02.1914
Tonelagens: Tab 3.566,00 to > Tal 2.185,00 to
Comprimentos: Pp 111,03 mt > Boca 15,57 mt > Pontal 6,70 mt
Máquina: Flensburger A.G., 1913 > 1:Te > 1.800 Ihp > Vlc. 12 m/h
Vendido à Sociedade Geral em 1925. Alterou o nome para “Saudades".
" PONTA DELGADA "
1916/1918 > Nº Oficial: 351-E > Iic.: H.P.O.N. > Registo: Lisboa
ex “Gulf of Bothnia” - Greenock S/ship Co Ltd, Gnck, 1891/1903
ex “Schwarzburg” - Hamburg-Amerika Linie, Hamb., 1903/1916
Construtor: Caird Co., Greenock, Escócia, 06.1891
Tonelagens: Tab 3.354,34 to > Tal 2.081,82 to
Comprimentos: Pp 106,46 mt > Boca 12,82 mt > Pontal 8,01 mt
Máquina: Caird Co., 1891 > 1:Te > 1.800 Ihp > Veloc. 11 m/h
Torpedeado por submarino 50m ao largo de Oran, em 13.07.1918
ex “Gulf of Bothnia” - Greenock S/ship Co Ltd, Gnck, 1891/1903
ex “Schwarzburg” - Hamburg-Amerika Linie, Hamb., 1903/1916
Construtor: Caird Co., Greenock, Escócia, 06.1891
Tonelagens: Tab 3.354,34 to > Tal 2.081,82 to
Comprimentos: Pp 106,46 mt > Boca 12,82 mt > Pontal 8,01 mt
Máquina: Caird Co., 1891 > 1:Te > 1.800 Ihp > Veloc. 11 m/h
Torpedeado por submarino 50m ao largo de Oran, em 13.07.1918
" PORTO "
1916/1926 > Nº Oficial: 408-E > Iic.: H.P.O.T. > Registo: Lisboa
ex “Prinz Heinrich” - Norddeutscher Lloyd, Bremen, 1894/1916
Cttor.: Deutsche Werke F. Schichau, Danzig, Alemanha, 12.1894
Tonelagens: Tab 6.636,27 to > Tal 3.885,77 to
Comprimentos: Pp 138,77 mt > Boca 15,63 mt > Pontal 9,08 mt
Máquina: F. Schichau, 1894 > 2:Te > 5.000 Ihp > Veloc. 14 m/h
Vendido para demolição em Itália, durante o 4º trimestre de 1926
ex “Prinz Heinrich” - Norddeutscher Lloyd, Bremen, 1894/1916
Cttor.: Deutsche Werke F. Schichau, Danzig, Alemanha, 12.1894
Tonelagens: Tab 6.636,27 to > Tal 3.885,77 to
Comprimentos: Pp 138,77 mt > Boca 15,63 mt > Pontal 9,08 mt
Máquina: F. Schichau, 1894 > 2:Te > 5.000 Ihp > Veloc. 14 m/h
Vendido para demolição em Itália, durante o 4º trimestre de 1926
" PORTO ALEXANDRE "
1916/1924 > Nº Oficial: 384-E > Iic.: H.P.A.L. > Registo: Lisboa
1916/1918 > Nº Oficial: 355-E > Iic.: H.P.O.R. > Registo: Lisboa
ex “Quahyba” - Hamburg-Sud D.G., Hamburgo, 1895/1916
Construtor : Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 18.07.1895
Tonelagens: Tab 2.800,69 to > Tal 1.786,06 to
Comprimentos: Pp 91,69 mt > Boca 12,56 mt > Pontal 7,18 mt
Máquina: Blohm & Voss, 1895 > 1:Te > Veloc. 10 m/h
Naufragou próx. à Ilha Andimilos, SW de Aegean, em 29.03.1918
ex “Thora Menzell” - A.G. Chinesische Kst. Menzell, 1906/1907
ex “Ingbert” - Hamburg-Bremer Linie A.G., Hamb., 1907/1916
Construtor: Eiderwerft A.G., Tonning, Alemanha, 05.1906
Tonelagens: Tab 2.699,11 to > Tal 1.680,56 to
Comprimentos: Pp 89,27 mt > Boca 13,32 mt > Pontal 7,35 mt
Máq.: Eiderwerft A.G., 1906 > 1:Te > 3.200 Ihp > Veloc. 10 m/h
Vendido à Comp. Colonial em 1924. Alterou o nome para “Lobito”
ex “Ingbert” - Hamburg-Bremer Linie A.G., Hamb., 1907/1916
Construtor: Eiderwerft A.G., Tonning, Alemanha, 05.1906
Tonelagens: Tab 2.699,11 to > Tal 1.680,56 to
Comprimentos: Pp 89,27 mt > Boca 13,32 mt > Pontal 7,35 mt
Máq.: Eiderwerft A.G., 1906 > 1:Te > 3.200 Ihp > Veloc. 10 m/h
Vendido à Comp. Colonial em 1924. Alterou o nome para “Lobito”
" PORTO SANTO "
1916/1918 > Nº Oficial: 355-E > Iic.: H.P.O.R. > Registo: Lisboa
ex “Quahyba” - Hamburg-Sud D.G., Hamburgo, 1895/1916
Construtor : Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 18.07.1895
Tonelagens: Tab 2.800,69 to > Tal 1.786,06 to
Comprimentos: Pp 91,69 mt > Boca 12,56 mt > Pontal 7,18 mt
Máquina: Blohm & Voss, 1895 > 1:Te > Veloc. 10 m/h
Naufragou próx. à Ilha Andimilos, SW de Aegean, em 29.03.1918
“ PUNGUE “
1916/1925 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.P.U.N. > Registo: Lisboa
ex “Gutrune” - A.G. Damp. Rd. von 1889, Hamburgo, 1895/1902
ex “Linda Woermann” - Woermann Linie, Hamburgo, 1902/1916
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alem., 04.1895
Tonelagens: Tab 1.337,00 to > Tal 878,17 to
Comprimentos: Pp 70,70 mt > Boca 10,43 mt > Pontal 4,26 mt
Máq.: Flensburger S.G., 1909 > 1:Te > 500 Ihp > Veloc. 8,5 m/h
ex “Gutrune” - A.G. Damp. Rd. von 1889, Hamburgo, 1895/1902
ex “Linda Woermann” - Woermann Linie, Hamburgo, 1902/1916
Cttor.: Flensburger Schiffsbau S.G., Flensburgo, Alem., 04.1895
Tonelagens: Tab 1.337,00 to > Tal 878,17 to
Comprimentos: Pp 70,70 mt > Boca 10,43 mt > Pontal 4,26 mt
Máq.: Flensburger S.G., 1909 > 1:Te > 500 Ihp > Veloc. 8,5 m/h
Vendido a Benoliel & Azancot em 1925. Alterou o nome para “Luna".
" QUELIMANE "
1916/1927 > Nº Oficial: 372-E > Iic.: H.Q.U.E. > Registo: Lisboa
ex “Kronprinz’’ - Deutsche Ost-Afrika Linie, Hamb., 1900/1916
Construtor: Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 30.06.1900
Tonelagens: Tab 5.689,25 to > Tal 3.541,24 to
Comprimentos: Pp 125,30 mt > Boca 14,70 mt > Pontal 8,50 mt
Máq.: Blohm & Voss, 1900 > 1:Te > 3.200 Ihp > Veloc. 12,5 m/h
Em serviço na Armada entre 1916 e 1917 como navio-hospital.
ex “Kronprinz’’ - Deutsche Ost-Afrika Linie, Hamb., 1900/1916
Construtor: Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 30.06.1900
Tonelagens: Tab 5.689,25 to > Tal 3.541,24 to
Comprimentos: Pp 125,30 mt > Boca 14,70 mt > Pontal 8,50 mt
Máq.: Blohm & Voss, 1900 > 1:Te > 3.200 Ihp > Veloc. 12,5 m/h
Em serviço na Armada entre 1916 e 1917 como navio-hospital.
Foi vendido para demolição em 1927.
Sem comentários:
Enviar um comentário