sexta-feira, 27 de junho de 2008

Companhias Portuguesas - A Componave


Componave - Companhia Portuguesa de Navegação, Lda.
Travessa do Corpo Santo, 10-3ºD.B, Lisboa

" Amisil "

O "Amisil" ex "São Silvares" no rio Douro

22.12.1967/1992 > Nº Of.: I-362 > Iic.: C.S.I.O. > Reg.: Lisboa
Cttor.: Bornholms Makinfabriek, Ronne, Dinamarca, 12.1902
ex “Johannes” (escuna) - A/S Ronne Seilskibs Rd., 1902-1937
ex “Nossa Senhora dos Anjos” - Mutual. Açoriana, 1937-1952
ex “Labrincha” - Labrincha & Filho, Lda., Lisboa, 1952-1958
ex “São Silvares” - Empresa Naveg. Frasil, Lda., 1958-1967
Tonelagens: Tab 377,12 to > Tal 229,14 to > Porte 560 to
Cpmts.: Ff 40,51 mt > Pp 37,78 mt > Bc 8,87 mt > Ptl 3,69 mt
Máquina: Volund, Dk., 1951 > 1:Di > 450 Bhp > Veloc. 8 m/h
Vendido para demolição em Lisboa, durante o ano de 1992.

“Jaimesilva”

O "Jaime Silva" - imagem de autor desconhecido

O "Jaimesilva" em Leixões - foto (c) Rui Amaro

16.10.1970/197? > Nº Of.: A-53 > Iic.: C.S.S.Y. > Reg.: V. Castelo
Construtor.: Francisco Ferreira, Esposende, 1946
ex lugre "Jaime Silva" - Emp.Mar. Jaime Silva, Viana, 1946/1970
Tonelagens: Tab 259,68 > Tal 123,04 to > Porte 370 to
Cpmts.: Ff 41,36 mt > Pp 35,16 mt > Bc 8,64 mt > Ptl 3,72 mt
Máquina: Volund, Dk., 1961 > 1:Di > 330 Bhp > Veloc. 6 m/h
Vendido para Cabo Verde, no segundo lustre dos anos 70, ficando com o nome "Conceição Maria"

" Maricarmem "

O "Maricarmem" em Leixões - imagem (c) Fotomar

24.11.1972/1977 > Nº Of.: I-361 > Iic.: C.S.K.W. > Reg.: Lisboa
Construtor.: Gebroeders Bos, Groningen, Holanda, 1927
ex “Everhard” - R. Kramer, Groningen. Holanda, 1927-1927
ex “Funchalense” – Empresa Naveg. Madeirense, 1927-1952
ex “São Silvestre” – Empresa Naveg. Frasil, Lda., 1952-1972
Tonelagens: Tab 381,89 to > Tal 188,57 to > Porte 500 to
Cpmts.: Ff 45,55 mt > Pp 43,42 mt > Bc 7,05 mt > Ptl 3,23 mt
Máquina: Deutz, Alem, 1927 > 1:Di > 350 Bhp > Veloc. 6 m/h
Naufragou ao largo do Cabo da Gata (Espanha), em 12.1977

" Silmar "

"O Silmar" em Leixões - imagem (c) Fotomar

08.06.1972/1986 > Nº Of.: G-464 > Iic.: C.S.C.H. > Reg.: Lisboa
Construtor.: Companhia União Fabril, Lisboa, 04.1944
ex “São Macário” - Sociedade Geral, Lisboa, 1944-1972
Tonelagens: Tab 1.038,73 to > Tal 772,03 to > Porte 1.221 to
Cpmts.: Ff 66,97 mt > Pp 61,47 mt > Bc 10,83 mt > Ptl 4,09 mt
Máquina: Sulzer, Suiça, 1941 > 1:Di > 500 Bhp > Veloc. 7 m/h
Vendido para demolição em Setúbal, em Março de 1986

7 comentários:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Reimar

Tentando complementar um pouco mais o histórico do “JaimeSilva”, alguém me disse, que em meados da década de 70, teria sido vendido para a cabotagem em Cabo Verde, onde além de o terem rebaptizado de “Conceição Maria”, foi-lhe retirado o mastro da mezena, (ficando só o traquete e o grande). Acabou os seus dias num naufrágio inglório ao largo da ilha de S.Tiago.
Gostaria de aproveitar para perguntar ao meu amigo, o seguinte: em relação aquele belíssimo trabalho sobre os navios dos TME, qual a razão da omissão do salvadego “Patrao Lopes” ex “Newa”, construído em 1880?. Navio que eu ainda vi encalhado nos baixios do Bugio, na década de 60.

Saudações marinheiras

Luís Filipe Morazzo

reimar disse...

Caro amigo,
Agradeço as notas complementares ao post que entretanto justificava outras correcções.
Em relação ao "Newa" dp "Patrão Lopes", não foi incluído porque pela importância dos navios, pelo trabalho desenvolvido tanto no Douro como em Lisboa (Marinha) e do próprio Patrão Lopes, sou de opinião que merecerem destaque especial em post a ser publicado oportunamente.
Cumprimentos, Reimar

neptuno disse...

Pela minha parte, não inclui o Patrão Lopes, pois tanto este como o Pebane ex. Kadett não chegaram a pertencer aos TME.

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Luis Filipe Silva

Não querendo parecer impertinente, gostaria no entanto de observar o seguinte: Sei que o rebocador “Pebane” ex “Kadett”, do qual falou, foi construído em 1902, para a mesma empresa do rebocador “Incomati” a Deutch Ost-Afrka Line, ambos os navios foram requisitados no porto da Beira, a 14.04.16. Também sei, que o “Pebane”, só mais tarde é que veio a ser comprado pela CCN, empresa fundada em 1922. A pergunta que eu deixo, é a seguinte: Qual foi então a entidade, que geriu este navio, entre a data da sua requisição, até ao momento da sua compra pela CCN?

Saudações Marinheiras

Luis Filipe Morazzo

neptuno disse...

Caro Luis Filipe Morazzo

Com relação ao Pebane, ele foi logo após a requisição integrado na Marinha Colonial de Moçambique, sendo abatido ao efectivo em 1930.
O que foi vendido à CNN foi o Incomati.

saudações
Luis Filipe Silva

reimar disse...

Caros amigos !
Como me senti a navegar em pouca água, achei melhor averiguar a questão do rbc Patrão Lopes, daí fui consultar a lista de navios de 1918. Constatei que o navio ainda que tivesse ficado como pertença do Estado, não foi entregue à Comissão que regulamentou os TME.
Foi desde logo adaptado a navio socorrista, sendo mais tarde (não muito tempo depois) entregue à Marinha, Serviços do I.S.N.
Um grande abraço a todos,
Reimar

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Reimar

Agradeço a informação prestada em relação ao "Patrão Lopes".
Blogges com este espírito de partilha, faz com que os colaboradoes estejam sempre em aprendizagem contínua, o que é super motivante.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo