Os navios dos Transportes Marítimos do Estado
(continuação)
" S. JORGE "
1916/1925 > Nº Oficial: 361-E > Iic.: H.S.J.G. > Registo: Lisboa
ex “Sardinia” - Hamburg-Amerika Linie, Hamburgo, 1898/1916
Construtor: Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 24.05.1898
Tonelagens: Tab 3.601,24 to > Tal 2.263,98 to
Comprimentos: Pp 105,35 mt > Boca 13,32 mt
Máq.: Blohm & Voss, 1898 > 1 :Qe > 1.700 IHP > Veloc. 11 m/h
Vendido à Companhia Colonial de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Amboim”.
" S. NICOLAU "
1916/1916 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.S.N.I. > Registo: Lisboa
ex “Dora Horn” – H.C. Horn, Lubeca, Alemanha, 1906/1916
Cttor.: Neptun Schiffswerft A.G., Rostock, Alemanha, 02.1906
Tonelagens: Tab 2.678,83 to > Tal 1.698,47 to
Comprimentos: Pp 88,70 mt > Boca 13,40 mt
Máquina: Neptun A.G., 1905 > 1:Te > Veloc. 9,5 m/h
Afundado a tiros de canhão por submarino na posição 49º20'N 03º48'W, em 17.11.1916, quando em viagem de Lisboa para o Havre
" SACAVÉM "
1916/1925 > Nº Oficial: 403-E > Iic.: H.S.A.C. > Registo: Lisboa
ex “Whitehall” - J.E. Guthie & Co, Wst Hartlepool, Ing., 1897/1899
ex “Whitehall” - Wst Hartlepool Steam Navigation, Ing. 1899/1908
ex “Margaritone” - Caricatori Riuniti, Nápoles, Itália, 1908/1913
ex “Nizza” - Emil R. Retzlaff, Stettin, Alemanha, 1913/1914
ex “Jaffa” - Dampfschiffs Rederei “Union” A.G., Hamb., 1914/1916
Construtor: Craig Taylor & Co., Stockton-on-Tees, Inglat., 10.1897
Tonelagens: Tab 2.047,00 to > Tal 1.263,00 to
Comprimentos: Pp 82,60 mt > Boca 12,40 mt > Pontal 5,33 mt
Máquina: Furness, Westgarth & Co., 1897 > 1:Te > 1.000 Ihp
ex “Whitehall” - J.E. Guthie & Co, Wst Hartlepool, Ing., 1897/1899
ex “Whitehall” - Wst Hartlepool Steam Navigation, Ing. 1899/1908
ex “Margaritone” - Caricatori Riuniti, Nápoles, Itália, 1908/1913
ex “Nizza” - Emil R. Retzlaff, Stettin, Alemanha, 1913/1914
ex “Jaffa” - Dampfschiffs Rederei “Union” A.G., Hamb., 1914/1916
Construtor: Craig Taylor & Co., Stockton-on-Tees, Inglat., 10.1897
Tonelagens: Tab 2.047,00 to > Tal 1.263,00 to
Comprimentos: Pp 82,60 mt > Boca 12,40 mt > Pontal 5,33 mt
Máquina: Furness, Westgarth & Co., 1897 > 1:Te > 1.000 Ihp
Vendido à Comp. de Navegação Carregadores Açoreanos em 1925. Alterou o nome para “Fayal”
" SADO "
1916/1927 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.S.A.D. > Registo: Lisboa
ex “Pluto” - D.G. Neptun, Bremen, Alemanha, 1905/1916
Construtor: J.C. Tecklenborg, Geestemunde, Alemanha, 05.1905
Tonelagens: Tab 1.407,62 to >> Tal 892,27 to
Comprimentos: Pp 70,03 mt > Boca 11,04 mt > Pontal 4,62 mt
Máquina: J.C. Tecklenborg, 1905 > 1:Te > 700 Ihp > Veloc. 9 m/h
1916/1927 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.S.A.D. > Registo: Lisboa
ex “Pluto” - D.G. Neptun, Bremen, Alemanha, 1905/1916
Construtor: J.C. Tecklenborg, Geestemunde, Alemanha, 05.1905
Tonelagens: Tab 1.407,62 to >> Tal 892,27 to
Comprimentos: Pp 70,03 mt > Boca 11,04 mt > Pontal 4,62 mt
Máquina: J.C. Tecklenborg, 1905 > 1:Te > 700 Ihp > Veloc. 9 m/h
Vendido à Sociedade Geral em 1927. Alterou o nome para “Alferrarede”.
1916/19?? > Nº Oficial: 352-E > Iic.: H.S.A.N. > Registo: Lisboa
ex “Schiffbek” - Lubeca, Alemanha, ??/1916
Construtor: ??, Southampton, Inglaterra, 1886
Tonelagens: Tab 2.662,94 to > Tal 2.526,62 to
Comprimentos: Pp 104,76 mt > Boca 15,37 mt > Pontal 8,40 mt
Posto à disposição do governo Inglês.
1916/1925 > Nº Oficial: 394-E > Iic.: H.S.T.I. > Registo: Lisboa
ex “Santa Barbara” – Hamburg-Sud. D.G., 1908/1916
Construtor: Neptun Schiffswerft A.G., Rostock, Alemanha, 1908
Tonelagens: Tab 3.763,41 to > Tal 2.347,35 to
Comprimentos: Pp 107,20 mt > Boca 15,31 mt > Pontal 7,13 mt
Máquina: Neptun A.G., 1908 > 1:Te > 1.500 Ihp > Veloc. 9 m/h
Vendido à Companhia Nacional de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Cabo Verde”
" SANTA MARIA "
1916/19?? > Nº Oficial: 352-E > Iic.: H.S.A.N. > Registo: Lisboa
ex “Schiffbek” - Lubeca, Alemanha, ??/1916
Construtor: ??, Southampton, Inglaterra, 1886
Tonelagens: Tab 2.662,94 to > Tal 2.526,62 to
Comprimentos: Pp 104,76 mt > Boca 15,37 mt > Pontal 8,40 mt
Posto à disposição do governo Inglês.
" SANTIAGO "
1916/1925 > Nº Oficial: 394-E > Iic.: H.S.T.I. > Registo: Lisboa
ex “Santa Barbara” – Hamburg-Sud. D.G., 1908/1916
Construtor: Neptun Schiffswerft A.G., Rostock, Alemanha, 1908
Tonelagens: Tab 3.763,41 to > Tal 2.347,35 to
Comprimentos: Pp 107,20 mt > Boca 15,31 mt > Pontal 7,13 mt
Máquina: Neptun A.G., 1908 > 1:Te > 1.500 Ihp > Veloc. 9 m/h
Vendido à Companhia Nacional de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Cabo Verde”
" SANTO ANTÃO "
1916/1924 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: HSAT > Registo: Lisboa
ex “Heimburg” – D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1905/1916
Construtor: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, 02.1905
Tonelagens: Tab 4.196,45 to > Tal 2.673,68 to
Comprimentos: Pp 117,87 mt > Boca 15,82 mt > Pontal 7,59 mt
Máq.: Bremer Vulkan, 1904 > 1:Qe > 2.100 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
Transferido para a Marinha como transporte de tropas entre 1924 e 1938. Alterou o nome para S. Thomé, que manteve depois de 1938 após compra pela Companhia Nacional de Navegação.
1916/1924 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: HSAT > Registo: Lisboa
ex “Heimburg” – D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1905/1916
Construtor: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, 02.1905
Tonelagens: Tab 4.196,45 to > Tal 2.673,68 to
Comprimentos: Pp 117,87 mt > Boca 15,82 mt > Pontal 7,59 mt
Máq.: Bremer Vulkan, 1904 > 1:Qe > 2.100 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
Transferido para a Marinha como transporte de tropas entre 1924 e 1938. Alterou o nome para S. Thomé, que manteve depois de 1938 após compra pela Companhia Nacional de Navegação.
" SÃO VICENTE "
1916/1925 > Nº Oficial: 398-E > Iic.: H.S.V.I. > Registo: Lisboa
ex “Wurzburg” – Norddeutscher Lloyd, Bremen, Alm., 1900/1916
Cttor.: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alem., 12.1900
Tonelagens: Tab 5.085,31 to > Tal 3.246,30 to
Comprimentos: Pp 122,58 mt > Boca 14,36 mt > Pontal 8,36 mt
Máq.: Bremer Vulkan, 1900 > 1:Te > 2.200 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
Vendido à Companhia Colonial de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Loanda”
ex “Wurzburg” – Norddeutscher Lloyd, Bremen, Alm., 1900/1916
Cttor.: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alem., 12.1900
Tonelagens: Tab 5.085,31 to > Tal 3.246,30 to
Comprimentos: Pp 122,58 mt > Boca 14,36 mt > Pontal 8,36 mt
Máq.: Bremer Vulkan, 1900 > 1:Te > 2.200 Ihp > Veloc. 10,5 m/h
Vendido à Companhia Colonial de Navegação em 1925. Alterou o nome para “Loanda”
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