terça-feira, 27 de maio de 2008

Companhias Portuguesas - Os T.M. do Estado


Os navios dos Transportes Marítimos do Estado


A partir de hoje estamos a dividir a responsabilidade do blog, para a apresentação dos navios dos T.M do Estado com o amigo Luis Filipe Silva, que gentilmente dá a conhecer a sua magnifica obra, composta por larga quantidade de desenhos dos navios Portugueses. Logo que seja possível, irei igualmente aproveitar para falar sobre esta empresa de triste memória. Resumidamente, vamos lembrar através das imagens e características de cada navio, o período da Iª Grande Guerra (ano de 1916), em que o governo nacional aprisionou em portos do continente, das ilhas e das colónias, larga quantidade de navios (oficialmente foram 73), muitos dos quais viriam a ser aproveitados para colaborar com a França e Inglaterra no esforço de guerra, sendo por isso vitimados por ataques furiosos dos submarinos Austriacos e Alemães. Os navios resistentes, viriam a integrar a Armada e aumentar as principais companhias de navegação do país, num período de frotas depauperadas e obsoletas, tanto na Marinha de Guerra como na Marinha Mercante Portuguesa.


" SAGRES "


1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.S.A.G. > Registo: Lisboa
ex "Taygetos" - Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1911/1916
Construtor: Neptun Schiffswerft A.G., Rostock, Alemanha, 06.1911
Tonelagens: Tab 2.986,19 to > Tal 1.816,59 to
Comprimentos: Pp 103,10 mt > Boca 14,70 mt
Máquina: Neptun A.G., 1911 > 1:Te > Veloc. 10 m/h
08.1914 - Amarrou em Lisboa
02.1916 - Req. para os TME. Entra em contrato com a Furness.
Torpedeado por submarino 16m ao largo de Bizerta, em 16.04.1917


" SETÚBAL "


1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.S.E.T. > Registo: Lisboa
ex "Triton" - D.G. Neptun, Bremen, Alemanha, 1911/1916
Construtor: R. Thompson & Co., Southwick, Inglaterra, 06.1910
Tonelagens: Tab 1.338,00 to
Comprimentos: Pp 68,60 mt > Boca 12,00 mt
Máquina: R. Thompson, 1910 > 1:Te > Veloc. 10 m/h
Perdido após encalhe em Tolpedn-Penwith, Cornualha, 03.03.1917


" SINES "


1916/1926 > Nº Oficial: 369-E > Iic.: H.S.I.N. > Registo: Lisboa
Cttor.: William Hamilton & Co., Port Glasgow, Escócia, 05.1896
ex "Lynrowan" - Liver Shipping Co. Ltd., Liverpool, 1896/1901
ex "Milos" - Deutsche Levante Linie, Hamburgo, 1901/1916
Tonelagens: Tab 2.823,15 to > Tal 1.758,02 to
Comprimentos: Pp 94,12 mt > Boca 12,99 mt > Pontal 5,85 mt
Máquina: Hamilton, 1896 > 1:Te > 1.800 Ihp > Veloc. 9,5 m/h
Naufragou após colisão na posição 50º27'N 00º35'W a 20.03.1929


" TRAFARIA "

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.T.R.A. > Registo: Lisboa
Cttor.: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, 06.1904
ex "Mazagan" - O.P.D.R., Oldenburgo, Alemanha, 1904/1916
Tonelagens: Tab 1.744,00 to > Tal 1.110,00 to
Comprimentos: Pp 75,50 mt > Boca 10,90 mt
Máquina: Bremer Vulkan, 1904 > 1:Te > Veloc. 9 m/h
Torpedeado e afundado a tiros de canhão por submarino 20m ao largo do Cabo Ortegal (Norte de Espanha), a 02.10.1917, quando em viagem de Leixões para Bordéus, com um carregamento de vinho. O navio estava a ser operado pela Associação Comercial do Porto.


" TRÁS-OS-MONTES "


1916/1925 > Nº Oficial: 410-E > Iic.: H.T.O.M. > Registo: Lisboa
Cttor.: J.C. Teckleborg A.G., Geestermunde, Alemanha, 1906
ex "Bulow" - Norddeutscher Lloyd, Bremen, Alem., 1906/1916
Tonelagens: Tab 8.965,23 to > Tal 5.033,51 to
Comprimentos: Pp 140,98 mt > Boca 17,56 mt > Pontal 10,97 mt
Máquina: Tecklenborg, 1906 > 2:Qe > 6.000 Ihp > Veloc. 15 m/h
08.1914 - Ancorado em Lisboa > 02.1916 - Req. para os TME.
10.1916 - Entregue à Furness > 1917 - Durante este ano efectuou diversas viagens em sub-contrato da Cunard, Londres. Utilizado regularmente como transporte de tropas.
1922 - Devolvido aos TME volta a amarrar em Lisboa.
1924 - Vendido à Companhia Nacional de Navegação. Alterou o nome para "Nyassa".


" TUNGUE "


1916/1917 > Nº Oficial: 375-E > Iic.: H.T.U.N. > Registo: Lisboa
ex "Zieten" - Norddeutscher Lloyd, Bremen, Alemanha, 1903/1916
Construtor: Deutsche Werke F. Schichau, Danzig, Alem., 01.1903
Tonelagens: Tab 8.020,58 to > Tal 4.836,18 to
Comprimentos: Pp 136,91 to > Boca 16,90 mt > Pontal 10,92 mt
Máquina: F. Schichau, 1902 > 2:Te > 6.500 Ihp > Veloc. 14,5 m/h
Torpedeado por submarino 120m a Norte de Port Said, em 27.11.1917

" VIANA "


1916/1924 > Nº Oficial: 380-E > Iic.: H.V.I.A. > Registo: Lisboa
ex "Mailand" - Robert M. Sloman Jr., Hamburgo, 1911/1916
Construtor: Neptun Schiffswerft A.G., Rostock, Alem., 07.1911
Tonelagens: Tab 1.748,64 to > Tal 1.030,49 to
Comprimentos: Pp 87,58 mt > Boca 12,52 mt > Pontal 5,12 mt
Máquina: Neptun A.G., 1911 > 1:Te > 1.100 Ihp > Veloc. 10 m/h
Vendido à Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos em 1924. Alterou o nome para "Lagoa"


Rebocador " INCOMATI "


1916/1925 > Nº Oficial: ??? > Iic.: M.B.A.G. > Registo: L. Marques
ex “Leutnant” – Deutsche Ost-Afrika Linie, Hamburgo, 1912/1916
Construtor: Gebr. Sachenberg A.G., Colónia, Alemanha, 10.1912
Tonelagens: Tab 340,00 to >> Tal 118,00 to
Comprimentos: Pp 39,50 mt >> Boca 7,83 mt >> Pontal 3,66 mt
Máquina: Deutz, 1912 >> 2:C >> 43 Nhp >> Veloc. 9 m/h
Vendido à Companhia Nacional de Navegação em 1925. Manteve o mesmo nome, ficando colocado a operar no porto de Lourenço Marques

7 comentários:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Reimar

Felicito o meu amigo por esta bela iniciativa, em querer compartilhar este trabalho sobre os TME com o Sr. Luís Filipe Silva, belíssimo entusiasta de temas marítimos, que eu já conhecia através de um blog espectacular de sua autoria, e que inexplicavelmente desistiu ou então mudou o endereço dessa plataforma. Já agora aproveitava para acrescentar à ficha técnica do navio “Lagoa” ex “Viana” propriedade da antiga empresa Carregadores Açorianos, que o seu fim foi trágico, uma vez que se perdeu-se por encalhe sob intenso nevoeiro, a 18-12-28, na Baía da Foz, a cerca de 5 milhas a norte do farol de Esposende, enquanto em viagem para Leixões proveniente de Londres via Havre.

Saudações marinheiras

Luís Filipe Morazzo

reimar disse...

Caro amigo,
Mais uma vez agradeço o seu comentário pela oportunidade da informação. Curiosamente existem pelo menos duas fotos do encalhe deste navio na praia de Lavadores, situada ligeiramente a Sul da barra do rio Douro.
Não fiz alusão ao encalhe, porque à época o navio já não pertencia aos TME. Do mesmo modo vou apenas referir o fim dos navios em questão, enquanto desgovernados pelos administradores desta companhia.
Um grande abraço, Reimar

reimar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Amaro disse...

Caros amigos Reimar e Morazzo
Aproveito para elogiar o Reimar pela postagem dos desenhos dos navios dos malfadados TME-Transportes Marítimos do Estado e particularmente o seu autor, o Sr. Luis Filipe Silva, que desde já saúdo, pelo sua colecção e interessante trabalho de interessantes e maravilhosos desenhos.
Gostava de ver o vapor Foz do Douro, também dos TME, ex Vesta, 87m/1.677tb, construído em 1907 por A. Vuijk & Zonen, Capelle en Ijssel, para a DG. Neptun, Bremen, que foi o único navio germânico internado no rio Douro e aí apresado pelo governo de Portugal em 1916. Em 1917 em viagem de Portugal para Inglaterra foi torpedeado e afundado pelo U-43, ao largo do cabo Finisterra. Vapor esse, do qual fiz o historial na obra de minha autoria A Barra da Morte – A Foz do Rio Douro, e do qual não consegui arranjar qualquer gravura.
Quanto ao vapor Lagoa, gémeo do Maria Amélia (SG), ex Gaia, ex Girgenti, devo esclarecer que encalhou e perdeu-se por avaria no gualdrope de estibordo, sobre a fatídica penedia denominada de Cavalos de Fão, situada um pouco a sul da barra de Esposende,por conseguinte a sul do farol, mais propriamente a cerca de uma milha para oeste do lugar de Ofir, Fão, a 18/12/1928, em derrota de Londres para o Douro, via Le Havre. O vapor dos Carregadores Açoreanos, que encalhou e perdeu-se a sul da barra do Douro, povoação de Lavadores, foi o Angra, gémeo do Gonçalo Velho, a 27/12/1933. Está feita a correcção.
Aí vai um abraço
Rui Amaro

Luis Filipe Morazzo disse...

Caríssimos Reimar e Rui Amaro

Gostaria de os informar, que não me importo mesmo nada que os comentários postados por mim nestes blogges possam ser rectificados, especialmente quando são feitos por pessoas que eu considero serem verdadeiros “experts” do tema da minha preferência, os navios.
Contudo, gostaria de esclarecer o seguinte: todos os comentários que eu costumo postar, esforço-me para que sejam baseados em fontes fidedignas, tais como (jornais, revistas, bons livros, Internet etc.) este é e será sempre o meu rumo. Deste modo, a fonte utilizada, na minha última intervenção, para descrever a localização do naufrágio do navio “Lagoa”, foi retirada do livro “Carregadores Açoreanos e a sua Frota” de A.A. de Moraes, onde além de tudo aquilo que eu disse, ainda posso acrescentar o azimute correcto da posição, 41º 37` N e 10 º 23` W, também lá referido, perto de Cavalos do Fogo.
Mais uma vez, o diabo que escolha.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

reimar disse...

Caro amigo e Sr Morazzo,
Por favor permita que lhe explique o seguinte:
Como o Sr Rui Amaro e eu somos colegas e amigos faz muito, ele não me perdoa os erros, que às vezes acontecem por pura distracção. O comentário ao último post é pura e simplesmente mais um puxão de orelhas e acredito que tenha mais a ver comigo do que consigo.
Quanto ao caderno do Sr A.A Morais, que ambos conhecemos está correcto à excepçao do local do naufrágio que é Cavalos de Fão e não de Fogo.
Em relação ao mesmo caderno do Sr Morais, não entendi porque é que ele se esqueceu dos 2 últimos navios da companhia! Mas muito mais interessante é o protesto de mar do Capitão do Vila do Porto, relativamente ao encalhe do navio, que lhe asseguro ser uma história muito mal contada. Se fizer questão darei essa informação noutra oportunidade.
Entretanto procurei pelo navio de cabotagem S. Silvino, mas não encontrei correspondência. Nos meus registos tem o S. Silvares (já postado no blog) e S. Silvano.
Será que é este ?
Um grande abraço, Reimar

Diogo Ferreira disse...

Com que fontes se baseou para o navio Triton fundeado em Setúbal?

Obrigado