sexta-feira, 7 de março de 2008

Leixões - Visitas de cortesia


Fragatas "Victoria" (F82) e "Numancia" (F83)

Este fim de semana estão de visita ao porto de Leixões as fragatas da Armada Espanhola, F82 "Victoria" e F83 "Numancia", período utilizado para dar descanso às guarnições, permitindo igualmente aproximar os familiares da tripulação residentes no Norte de Espanha, dado que os navios tem base em Rota, porto no Sul do país vizinho.
Pertencem à classe "Santa Maria" (F81), que incorpora igualmente as fragatas "Reina Sofia" (F84), "Navarra" (F85) e "Canárias" (F86) e apresentam-se como a vertente espanhola sobre o projecto original das fragatas americanas "Oliver Hazard Perry". Foram todas construídas no antigo estaleiro Bazan, depois Izar e presentemente Navantia, em Cartagena, tendo entrado ao serviço a partir de 12.10.1986 ao ritmo de 1 navio por ano.
Operam habitualmente no Mediterrâneo, com ocasionais viagens para exercícios ao largo da costa americana no Pacífico, ocasião que é aproveitada para visitar portos na costa da América latina. Nestes navios salienta-se uma larga quantidade de elementos femininos a bordo, que em nada tem afectado as condições de operacionalidade dos navios. Deixará de ser surpresa o facto da Armada Espanhola contar nos seus efectivos cerca de 12% de mulheres, oficiais, sub-oficiais, sargentos e praças.


A fragata "Santa Maria" (F81) a navegar - imagem de Felipe Salles

Sem comentários: