quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A bandeira Portuguesa no mar - o " Athena "

Continuação...

O " Italia Prima " - postal do Operador

Em 1998 o armador recebe nova proposta de fretamento, desta feita da Companhia Alemã Air Maritim Seereisen, que tem como operador a agencia Valtur Tourist. Selado o acordo, o navio muda de nome para " Valtur Prima ", período em que inicia diversas viagens a Cuba. No entanto, o navio vive uma série de problemas de natureza mecânica, obrigando-o a parar e levando à rescisão do contrato de fretamento em 2001.

O " Valtur Prima " - Postal do Operador

De novo retirado de serviço, amarra em Havana desde 2001 a 2003, até que o proprietário tem uma oferta de contrato a médio prazo da Festival Cruises. Por esse motivo o navio procede às necessárias reparações, ficando apto a navegar desde Novembro, desse mesmo ano de 2003. De regresso ao mar, altera o nome para " Caribe " e participa em múltiplas viagens com passageiros vindos dos Estados Unidos e da América do Sul, tendo como base o porto da capital Cubana.

O " Caribe " - postal da Companhia

Quando tudo parecia correr normalmente e sem que se pudesse prever, a Festival Cruises entra inesperadamente em colapso financeiro, pelo que à falta de alternativa o navio regressa ao cais em Havana, onde volta a ficar imobilizado.
Surge entretanto outra proposta apresentada ao armador, pela Classic International Cruises, que estabelece um contrato de utilização por dez anos, formalizado ainda em 2004. Daí a vinda do navio para Lisboa, passando a navegar com o pavilhão Português, registado na Madeira.
É rebaptizado " Athena ", navega com Oficiais portugueses e opera com base em Lisboa no mercado nacional de cruzeiros, podendo igualmente ser colocado em fretamentos temporários, através da operação de agentes europeus.

O " Athena " - foto de Ian Boyle

Actualmente o navio apresenta as seguintes características:

TABruta : 16.144 to > TALiquída 5.931 to > Peso morto : 2.020 to
Comprimentos : Ff 160,08 mts > Pp 144,79 mts > Boca 21,06 mts
Nº Id IMO : 5383304 > IIC : CQRV > Calado médio : 7,65 mts
Tem disponíveis cerca de 560 leitos, distribuídos por 250 camarotes.

Sem comentários: