O " Italia Prima " - postal do Operador
Em 1998 o armador recebe nova proposta de fretamento, desta feita da Companhia Alemã Air Maritim Seereisen, que tem como operador a agencia Valtur Tourist. Selado o acordo, o navio muda de nome para " Valtur Prima ", período em que inicia diversas viagens a Cuba. No entanto, o navio vive uma série de problemas de natureza mecânica, obrigando-o a parar e levando à rescisão do contrato de fretamento em 2001.
O " Valtur Prima " - Postal do Operador
De novo retirado de serviço, amarra em Havana desde 2001 a 2003, até que o proprietário tem uma oferta de contrato a médio prazo da Festival Cruises. Por esse motivo o navio procede às necessárias reparações, ficando apto a navegar desde Novembro, desse mesmo ano de 2003. De regresso ao mar, altera o nome para " Caribe " e participa em múltiplas viagens com passageiros vindos dos Estados Unidos e da América do Sul, tendo como base o porto da capital Cubana.
O " Caribe " - postal da Companhia
Quando tudo parecia correr normalmente e sem que se pudesse prever, a Festival Cruises entra inesperadamente em colapso financeiro, pelo que à falta de alternativa o navio regressa ao cais em Havana, onde volta a ficar imobilizado.
Surge entretanto outra proposta apresentada ao armador, pela Classic International Cruises, que estabelece um contrato de utilização por dez anos, formalizado ainda em 2004. Daí a vinda do navio para Lisboa, passando a navegar com o pavilhão Português, registado na Madeira.
É rebaptizado " Athena ", navega com Oficiais portugueses e opera com base em Lisboa no mercado nacional de cruzeiros, podendo igualmente ser colocado em fretamentos temporários, através da operação de agentes europeus.
Surge entretanto outra proposta apresentada ao armador, pela Classic International Cruises, que estabelece um contrato de utilização por dez anos, formalizado ainda em 2004. Daí a vinda do navio para Lisboa, passando a navegar com o pavilhão Português, registado na Madeira.
É rebaptizado " Athena ", navega com Oficiais portugueses e opera com base em Lisboa no mercado nacional de cruzeiros, podendo igualmente ser colocado em fretamentos temporários, através da operação de agentes europeus.
O " Athena " - foto de Ian Boyle
Actualmente o navio apresenta as seguintes características:
TABruta : 16.144 to > TALiquída 5.931 to > Peso morto : 2.020 to
Comprimentos : Ff 160,08 mts > Pp 144,79 mts > Boca 21,06 mts
Nº Id IMO : 5383304 > IIC : CQRV > Calado médio : 7,65 mts
Tem disponíveis cerca de 560 leitos, distribuídos por 250 camarotes.
TABruta : 16.144 to > TALiquída 5.931 to > Peso morto : 2.020 to
Comprimentos : Ff 160,08 mts > Pp 144,79 mts > Boca 21,06 mts
Nº Id IMO : 5383304 > IIC : CQRV > Calado médio : 7,65 mts
Tem disponíveis cerca de 560 leitos, distribuídos por 250 camarotes.
Sem comentários:
Enviar um comentário