sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Memorativo da Armada


O navio oceanográfico “Albacora”

A Marinha de Guerra Portuguesa em 1924 adquiriu o navio “Albacora”, para realizar estudos de oceanografia física e de biologia marítima. Desde essa data até 1942 efectuou diversos trabalhos de muito interesse na sua especialidade. Continuou, assim, os estudos que sob o patrocínio de el-rei D. Carlos haviam sido realizados de 1896 a 1907, a bordo, sucessivamente, pelos cinco iates reais, todos eles designados pelo nome “Amélia”.
O navio foi construído na Noruega, especialmente para operar como navio oceanográfico. Tinha um deslocamento máximo de 135 toneladas, com uma guarnição total de 15 tripulantes. Esteve ao serviço da Estação de Biologia Marítima, do Ministério da Marinha, tendo efectuado pesquisas nas águas de Portugal continental, e na área Atlântica de Gibraltar à Ilha da Madeira.
Fonte: A Marinha nos últimos 40 anos, 1926-1946, Minist. da Marinha
Imagem do navio-oceanográfico "Albacora"
 
O navio oceanográfico “Albacora” vai ser vendido
Foi mandado proceder à venda do antigo navio oceanográfico “Albacora”, que pertenceu à Marinha de Guerra e se encontrava actualmente sob a jurisdição directa da Estação de Biologia Marítima. Este navio construído no Noruega por encomenda da Governo português, em 1924, quando era ministro da Marinha o falecido almirante Pereira da Silva.
Tratou-se de uma elegante unidade a motor e à vela, tendo efectuado durante muitos anos cruzeiros de estudos oceanográficos ao longo da costa portuguesa. A abertura das propostas para a compra do navio efectua-se no dia 10 de Janeiro do próximo ano.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 16 de Dezembro 1952

Foi vendido o navio oceanográfico “Albacora”
Na Direcção dos Serviços Marítimos do Alfeite realizou-se a segunda praça para a venda do antigo navio oceanográfico “Albacora”. Apresentadas cinco propostas, o navio foi adjudicado à firma de António Teixeira Mendes, pela quantia de Esc. 66.156$50.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 28 de Fevereiro de 1953

Sem comentários: