quinta-feira, 19 de agosto de 2021

História trágico-marítima (CCCXXIV)


O naufrágio do submarino inglês "Affray"
Foi encontrado na zona em que desapareceu o submarino “Affray”
um barco de pesca, sem ninguém a bordo, e que apresenta, no
casco, indícios que levam a supor que chocou com o submersível
Londres, 20 - O barco de pesca “Twinkling Waters”, que tinha desaparecido há dias, precisamente na zona onde se afundou o submarino inglês “Affray”, no dia 17 de Abril, foi hoje encontrado e trazido para Plymouth. Não há notícias da tripulação, que era composta por sete homens. Como se sabe, devido ao facto de este barco ter aparecido, no mesmo sítio onde se afundou o “Affray”, foi sugerido que talvez pudesse ter ocorrido uma colisão entre ambos. O estado do casco do “Twinkling Waters”, leva também a pensar que o pesqueiro possa ter chocado com uma mina. No entanto, não está completamente afastada a hipótese da colisão com o submarino.
* * *
Plymouth, 20 - Uma comunicação recebida, hoje, do Almirantado, informa que as forças necessárias agora para encontrar o “Affray”, eram consideravelmente menores do que as utilizadas, quando havia ainda esperança de encontrar sobreviventes. Por isso, tinham sido mandados retirar muitos navios, incluindo a fragata belga “Victor Billet” e os navios franceses e americanos, que tomaram parte nas buscas. Os navios que continuam a procurar o “Affray” tentarão determinar a posição exacta do submarino e estabelecer com mergulhadores, a causa do desastre. Esses trabalhos poderão continuar ainda por algum tempo e serão influenciados pelo estado do mar.
Foto do submarino "Affray" - blog “Efemérides Navais”
 
A bordo do navio de guerra “Starling”, no Canal da Mancha, 20 - Através de transmissão vinda do Canal da Mancha, chegou uma mensagem lacónica de desespero. A grande esquadra que procedeu às buscas, assinalou o fim dos esforços febris de três dias para encontrar sobreviventes, dos 75 homens que se encontravam no submarino inglês “Affray”. Só há agora uma probabilidade de um num milhão de os encontrar com vida. Toda a Marinha é dessa opinião.
Embora sejam quase nulas as probabilidades de salvamento, as buscas continuarão por mais quatro dias, antes do Almirantado abandonar oficialmente as esperanças. Mas a bordo deste navio os marinheiros sabem, como em todos os outros navios da esquadra, que passaram 80 horas desde o momento fatídico em que o submarino mergulhou, e que nenhum submarino dispõe de oxigénio para mais de 80 horas.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 21 de Abril de 1951

A perda do submarino “Affray”
O sr. ministro da Marinha mandou apresentar condolências à Embaixada Britânica em Lisboa, por motivo da perda do submarino “Affray”. Essa missão foi desempenhada, ontem, de manhã, pelo seu chefe de gabinete, sr. comandante Joaquim José Teixeira.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 25 de Abril de 1951

Apareceu o submarino “Affray”, que havia naufragado
ao largo da ilha de White
Londres, 14 - Apareceu o submarino “Affray”, a 40 milhas a Oeste do ponto onde mergulhou, ao largo da ilha de White. Ao ser anunciado que o submarino “Affray” fôra encontrado, o sub-secretário de Estado para o Almirantado, Callagan, declarou que lhe parece ser muito difícil pô-lo de novo a flutuar. Como se sabe, o submarino desapareceu em 17 de Abril, quando procedia a exercícios de imersão. A notícia da localização foi dada pelo navio da Marinha Britânica “Reclaim”.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 15 de Junho de 1951

Sem comentários: