quarta-feira, 14 de julho de 2021

Navios portugueses


O “Chaimite” da Companhia Colonial de Navegação

Lançamento à água do “Nampula” e entrega do “Chaimite”
Realiza-se no fim deste mês, nos estaleiros de Grangemouth, a cerimónia de lançamento à água do novo navio “Nampula”, do qual será madrinha a srª Dª. Ana Leontina da Silva Ramos, esposa do comandante da Marinha Mercante, sr. Júlio da Cruz Ramos, inspector da Comp. Colonial de Navegação, a cuja frota se destina esta unidade.

No dia 25, será entregue à mesma empresa, naqueles estaleiros, o novo navio “Chaimite”, igual ao “Nampula”. São ambos destinados ao serviço de cabotagem na África. Com destino ao “Chaimite” partem hoje, de Lisboa, por via aérea, mais 10 oficiais e tripulantes de diversas categorias, partindo amanhã o resto da tripulação, que há-de trazer o navio para Lisboa, onde está previsto chegar no princípio de Abril.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 21 de Março de 1950

Nova unidade para a frota nacional
Seguiu ontem para Inglaterra, por via aérea, um grupo de 10 tripulantes, destinados ao navio “Chaimite”, da Comp. Colonial de Navegação, que o mandou construir em estaleiros britânicos e se destina ao serviço de cabotagem. O navio deve chegar ao Tejo em princípios de Abril e a restante tripulação seguirá hoje para Londres.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 22 de Março de 1950
Imagem do navio "Chaimite" (cartão postal da C.C.N.)

Características
Armador: Companhia Nacional de Navegação, Lisboa
Nº Oficial: H-389 - Iic: C.S.L.G. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: The Grangemouth Dockyard Co., Ltd., Escócia, 1949
Arqueação: Tab 2.043,26 tons - Tal 1.109,31 tons
Dimensões: Ff 90,59 mt - Pp 86,05 mt - Bc 12,86 mts - Ptl 4,45 mts
Propulsão: Aitchison Blair, Ltd. - 2:Te - 2:Ci - 1.750 Bhp

A entrega do navio “Chaimite”
Segundo notícias recebidas em Lisboa, sabe-se que se realizou num estaleiro da Escócia a cerimónia do embandeiramento em português do novo vapor “Chaimite”, construído para a Companhia Nacional de Navegação, dentro do plano de renovação da nossa Marinha Mercante. A nova unidade vem já a caminho do Tejo, onde deve chegar na próxima terça-feira, de manhã.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 2 de Abril de 1950

Chegou ao Tejo o navio “Chaimite”
Ontem, à tarde, chegou ao Tejo, vindo da Escócia, onde foi construído para a Comp. Colonial de Navegação, o novo navio “Chaimite”. O navio desloca 3.597 toneladas, tem capacidade para 3.361 metros cúbicos e mede 87,17 metros de comprimento. Esta unidade faz parte do programa de reorganização da Marinha Mercante, devendo brevemente ser visitada pelo sr. ministro da Marinha.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 7 de Abril de 1950

Sem comentários: