segunda-feira, 11 de julho de 2016

Divulgação


Livro "Duas naus, um cruzador... e duas fragatas
O nome de Vasco da Gama na Armada Portuguesa"

Capa do livro recentemente apresentado no Porto

O livro aqui publicitado, como a própria designação sugere, divide-se em duas partes distintas: A primeira parte contempla a história das naus e do memorável cruzador, mandado construir em Inglaterra em 1876, primeiro e muito provavelmente o único navio couraçado da Marinha Portuguesa.
Na segunda parte do livro, encontra-se o relato histórico da primeira fragata, que serviu durante vários anos a marinha colonial, terminando com informação detalhada sobre o mais recente navio Vasco da Gama, primeira unidade das fragatas Meko construídas na Alemanha, cuja entrada em serviço já conta com 25 anos de actividade.
Felicito vivamente o editor por ter conseguido obter o direito de reedição do livro "Duas naus e um cruzador...", escrito pelo jornalista e grande apaixonado pelos assuntos do mar, Maurício de Oliveira, em 1945, cujo trabalho transcrito se encontra esgotado há muitos anos, pelo que esta publicação é justificada face ao interesse histórico-marítimo do país.
A investigação sobre a primeira fragata ficou a cargo do comandante João Nuno Ferreira Barbosa, e os textos seleccionados para melhor dar a conhecer o navio mais recente, estão assinados por alguns dos seus antigos comandantes. A coordenação de todo o trabalho da edição é da responsabilidade do comandante Orlando Temes de Oliveira.
O livro pode ser adquirido através do sítio revistamarinha@gmail.com

Sem comentários: