O naufrágio da barca “Oriente”
1905-1907
Armador: Lino Marques da Nova & Filhos, Sucr., Porto
Segundo noticias recebidas na cidade, foi confirmado o encalhe da barca “Oriente”, em meados do mês de Abril de 1907, próximo de Progress Hill, na Carolina do Norte, Estados Unidos, resultando na perda total do navio.
Desenho de uma barca, sem correspondência ao texto
Características do navio
Nº Oficial: N/t - Iic: H.C.F.T. - Porto de registo: Porto
Construtor: Desconhecido, Grimstad, Noruega, 1892
ex “Vesones”, B. Einersen, Grimstad, 1892-1900
ex “Oriente”, Cª. Portuguesa da África Oriental, 1900-1905
Arqueação: Tab 1.567,878 m3 = 554,02 tons
Dimensões: Pp 44,96 mts - Boca 9,65 mts - Pontal 4,90 mts
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: Leandro de Almeida (1900) e J. dos Santos Lé (1906)
Construtor: Desconhecido, Grimstad, Noruega, 1892
ex “Vesones”, B. Einersen, Grimstad, 1892-1900
ex “Oriente”, Cª. Portuguesa da África Oriental, 1900-1905
Arqueação: Tab 1.567,878 m3 = 554,02 tons
Dimensões: Pp 44,96 mts - Boca 9,65 mts - Pontal 4,90 mts
Propulsão: À vela
Capitães embarcados: Leandro de Almeida (1900) e J. dos Santos Lé (1906)
Sinistro marítimo
Por telegramas recebidos na cidade, soube-se que a barca “Oriente”, pertencente à firma Lino Marques da Nova & Filhos, Sucr., da praça do Porto, saída em 2 de Abril da Barbada, nas Antilhas, para Nova York, naufragou perto do Cabo Henry, salvando-se a tripulação.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 4 de Maio de 1907)
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 4 de Maio de 1907)
Sem comentários:
Enviar um comentário