domingo, 26 de abril de 2015

Memorativo da Armada


O torpedeiro "Liz"
1921-1934

O desarmamento do “Liz”
O velho torpedeiro “Liz”, que se encontra encalhado junto à carreira do Arsenal, onde estão a construir o aviso “Infante D. Henrique”, deve ficar dentro de um mês completamente despojado de todo o seu recheio aproveitável, que recolherá aos Depósitos de Marinha. O casco do navio será depois vendido em hasta pública, para sucata.
O “Liz” foi um dos torpedeiros recebidos como indemnização de guerra. Pertencia à esquadra austríaca e veio para Portugal com os outros, a reboque do navio de salvação “Patrão Lopes”. O “Liz” esteve então, como os três restantes que com ele vieram, largo tempo abandonado, até que o sr. comandante Pereira da Silva, quando ministro da Marinha, mandou aparelhar os navios e incorporou-os na esquadra.
Estes navios têm aprovado sempre bem, demonstrando uma velocidade apreciável – 30 milhas por hora – pecando apenas por terem um pequeno raio de acção.
O “Liz” fez parte da divisão que prestou honras ao largo da costa aos restos mortais do falecido rei D. Manuel II, aquando da sua vinda para Portugal, a bordo do cruzador inglês “Concord”.
Este navio é o primeiro, destes quatro, a ser desarmado, pois os restantes – “Ave”, “Mondego” e “Sado” – continuam ao serviço em condições satisfatórias.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta, 15 de Agosto de 1934)

Foto do torpedeiro "Ave", navio igual ao "Liz"
Postal da Marinha Portuguesa - minha colecção

O casco do torpedeiro “Liz” foi vendido em leilão
No Arsenal de Marinha foi hoje vendido em leilão o casco do torpedeiro “Liz”, que foi um dos navios recebidos como indemnização de guerra, após o armistício.
Presidiu ao acto o director dos Serviços Marítimos, sr. capitão de mar-e-guerra Monteiro de Macedo, tendo o casco sido comprado por escudos 25.509$00, pela União de Sucatas.
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta, 4 de Outubro de 1934)

Sem comentários: