sábado, 25 de agosto de 2012

Efeméride


70 anos sobre o ataque e o afundamento do vapor “Baependy”
3ª Parte

O “Baependy” era um vapor que foi incluído na frota da companhia Lloyd Brasileiro em 1926, correspondendo ao número 114 na lista dos navios da companhia. Construído na Alemanha, no estaleiro Blohm & Voss, de Hamburgo e completado a 5 de Agosto de 1899, pertenceu inicialmente à empresa Hamburg-Sudamerikanische D.G., operando na ligação entre portos europeus e o Brasil, com o nome “Tijuca”.
Foi um dos 35 navios capturados à Alemanha pelo governo brasileiro no decorrer do Iº conflito mundial, a 1 de Junho de 1917, depois de ter estado ancorado (amarrado) em Pernambuco (Recife?) desde Agosto de 1914 - para evitar outra possível captura, por forças militarizadas dos países aliados -. Posto a navegar sob controlo do governo do estado, no período entre 1917 e 1926, muito embora estivesse sob operação do Lloyd Brasileiro, cumpriu igualmente um contrato de fretamento com o governo francês, que teve o navio ao seu serviço entre os anos de 1920 até 1922.
A última viagem interrompida na madrugada de 16 de Agosto de 1942, teve início no Rio de Janeiro, tendo efectuado uma paragem em Salvador da Baía. Estava ainda previsto um périplo ao longo da costa, com escalas nos portos de Maceió e Recife, para terminar em Manaus.
Classificado como navio de carga e passageiros, com matricula no porto do Rio de Janeiro, arqueava 4.801 toneladas de registo bruto e 3.066 toneladas de registo líquido e 6.275 toneladas de peso morto. Tinha 114,48 metros de comprimento entre perpendiculares, 14,11 metros de boca e 8,38 metros de pontal. A propulsão estava a cargo dum motor de quadrupla expansão, com 4 cilindros que trabalhavam a 315 nhps., assegurando-lhe uma velocidade média na ordem das 11,5 milhas por hora. Na ocasião do torpedeamento, o “Baependy” encontrava-se sob o comando do capitão João Soares da Silva, cujo nome figura na lista dos tripulantes desaparecidos.

Desenho de submarino alemão do tipo "IXC"
Imagem de autor desconhecido

O submarino responsável pelo ataque e afundamento do “Baependy” e pelo torpedeamento dos outros navios brasileiros atrás referidos, durante o mês de Agosto de 1942, foi o U-507, que se encontrava sob o comando do capitão Harro Schacht. Era um submarino do tipo “ ICX ”, entrado ao serviço da marinha alemã a 8 de Outubro de 1941, encontrando-se igualmente afundado na costa brasileira, a noroeste da cidade e porto de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.
Esta unidade militar foi afundada a 13 de Janeiro de 1943, na posição latitude 01’38”S longitude 39’52”W, ao ser atingido com cargas de profundidade, lançadas por um avião do tipo PBY Catalina, da marinha dos Estados Unidos, que se encontrava em serviço de patrulha sobre o local. Não sobreviveu nenhum dos 54 tripulantes, que compunham a guarnição do navio.

Mapa do Google onde se assinala o local aproximado
do afundamento do submarino, com uma cruz.

Para terminar esta resenha histórica gostaria de lembrar que o nome Baependy, actualmente Baependi, corresponde a uma cidade turística, integrada no Circuito das Águas, situada a sul-sudoeste de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. A palavra é oriunda da língua Tupi e pode ser interpretada como «clareira aberta». A cidade tem uma extensão na ordem dos 752 km2, com uma população que ronda os 20.000 habitantes.

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