quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

História trágico-marítima (LIV)


Naufrágios de 1871
(III) Patacho russo “Withelm”, a 18 de Janeiro de 1871

--- Naufrágio ---
Confirma-se a triste notícia de mais um sinistro marítimo. O navio naufragado foi o patacho russo “Withelm”, procedente de Riga com 65 dias de viagem. O carregamento consistia em aduela (traves ou travessas de madeira, empregues na construção de barris), destinada à praça do Porto, para o sr. Francisco Borges da Cunha, encontrando-se segura na Companhia Segurança. Deu-se o sinistro entre a Torreira e S. Jacinto. A tripulação salvou-se toda, à excepção do piloto. O navio, segundo constou, encontrava-se em seco.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 20 de Janeiro de 1871)
--- Patacho “Withelm” ---
Acerca do patacho “Withelm”, ultimamente naufragado entre a Torreira e S. Jacinto, na costa de Aveiro, ao que tudo indica ter-se-á partido, açoutado pela fúria das vagas. Trata-se agora de recolher os destroços e salvar o carregamento, que consistia em aduela.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 21 de Janeiro de 1871)
--- Salvados ---
Informa-se que a carga composta por aduela, do patacho russo “Withelm”, naufragado entre a Torreira e S. Jacinto, foi toda salva. Estava segura na Companhia Segurança. Os salvados foram arrematados pelo sr. João Andresen por 2.300$000 reis. O casco que está partido deve ser arrematado nos próximos dias.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 24 de Janeiro de 1871)

Sem comentários: