segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sobre a barra do rio Douro!


Males de ontem, males de sempre!…

Chegou a barra do Douro a tais condições de navegabilidade, que pode afirmar-se, que é esta, hoje, a questão magna para a praça do Porto.
O porto de Leixões tem assegurada a sua conclusão, pelo modo decidido como o governo dotou as obras e estabeleceu a respectiva administração. Está, pois, permitida a chamada grande navegação, especialmente a dos transatlânticos, para o nosso porto. Resta, apenas, assegurar a chamada pequena navegação, que não pode dispensar-se, porque ela tem uma função especial no comércio marítimo. Essa navegação faz-se principalmente para o rio Douro. Para isso, é indispensável, porém, que a barra do Douro seja praticável e é isso, precisamente, o que não sucede.
Há dias, a barra chegou a não poder permitir a entrada senão de navios de arqueação mínima e, ainda assim, com grave risco. Não tem sido poucos os navios que encalharam, os que bateram nas pedras – tudo isso com grave prejuízo para o comércio da nossa praça. Efectivamente, em face do que se passa, as Companhias de seguros elevam os prémios. As companhias de navegação não se limitam a agravar os fretes: algumas tem chegado a resolver não frequentar o nosso porto, porque não querem estar sujeitas aos prejuízos e transtornos resultantes da perda ou avarias graves das suas embarcações.
Vai, pois, um clamor geral contra as condições desfavoráveis em que está a barra do Douro, em manifesto descrédito para o nosso porto. Esse clamor tem chegado aos poderes públicos. Cabe-lhes, portanto, adoptar providencias enérgicas e imediatas, antes que a situação se agrave, novos desastres se produzam e os prejuízos aumentem.
Estamos profundamente convencidos de que, se se fizer um inquérito rigoroso às condições de navegabilidade da barra do Douro, se chegará a averiguações mais horríveis do que aquelas que podem tirar-se das nossas palavras. O jornal julga cumprir um dever de patriotismo defendendo a causa de que nos ocupamos. Não é, porém, apenas um dever de patriotismo, em atenção aos interesses prejudicados e ao bom nome do país e da praça do Porto. É também um dever de humanidade; porque, enquanto a barra do Douro estiver nas condições em que se encontra, pode considerar-se um sorvedoiro de vidas e de bens.
Perante estas considerações não há que hesitar: as responsabilidades do presente estado de coisas é de um peso incomensurável. Mãos à obra, pois! O Porto saberá ser grato a quem o liberte de uma situação que tanto o vexa, tanto o deprime, tanto o prejudica.

Artigo de opinião sobre as condições da barra do rio Douro, assinados por Bento Carqueja, distinto director e jornalista do jornal o “Comércio do Porto”, em 3 de Fevereiro de 1934.

O texto sendo perfeitamente compreensível pela preocupação de ser conseguida uma notória melhoria nas condições da barra do Douro, tem todo o cabimento por fazer justiça à noticia do dia, recordando um dos piores sinistros no local, como segue:

O naufrágio do vapor alemão “ Deister “
Sufrágios
Passando amanhã o 5º aniversário do naufrágio do vapor alemão “Deister”, à entrada da barra e em que pereceram 24 tripulantes, além do piloto da barra Jacinto José Pinto, a Corporação dos Pilotos da barra do Douro e porto de Leixões, querendo perpetuar a memória do seu desditoso colega e dos restantes tripulantes, manda rezar amanhã, pelas 9 horas da manhã, na capelinha de Nossa Senhora da Lapa, na Foz do Douro, uma missa, por alma daqueles desventurados. É celebrante o rev. Tomaz da Luz.
A mesma corporação convida as agremiações locais e marítimas e pessoas que desejem assistir a comparecerem a este piedoso acto.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 2 de Fevereiro de 1934)

E ainda…

Relembrando
Faz hoje cinco anos que a cidade viveu algumas horas trágicas com a catástrofe do “Deister”, que vitimou o piloto Jacinto José Pinto e 24 tripulantes alemães. A corporação dos pilotos da barra e porto de Leixões em memória do trágico acontecimento manda rezar hoje uma missa na capelinha de Nossa senhora da Lapa, por alma dos náufragos.
Se a recordação desta tragédia é pungente, o facto da necessidade urgente das obras da barra chama-nos ainda mais a atenção visto que o Porto merece uma barra compatível com o grande trafego comercial da segunda cidade do país.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 3 de Fevereiro de 1934)

Acontecimento anual, a evocação da efeméride repetiu-se ainda durante as décadas seguintes:

(In jornal “O Comércio do Porto”, de 2 de Fevereiro de 1941)

Até que um dia, não mais se lembraram dos colegas e amigos!
Sempre actual, sempre presente, as palavras de Raul Brandão assumem o retrato da vida rude e cruel, dos que por lá passaram e dos que por lá ficaram. “Os meus mortos estão cada vez mais vivos”, disse... (In “Os pescadores”, Junho de 1921, p.12).

1 comentário:

Luís Bonifácio disse...

Esse navio alemão afundou-se no dia em que estava a nascer um tio meu.

Ainda nos anos 70 dse conseguia ver parte dos destroços (Cavernas) desse navio alemão.