sábado, 15 de janeiro de 2011

Coleccionismo


A temática marítima em papel moeda

Como acontece nos múltiplos processos coleccionáveis, também o registo marítimo, através das vertentes ligadas aos navios, oceanos, navegantes e navegações, são passíveis de possibilitar espólios de grande beleza e conhecimento. A arte marítima, que se encontra divulgada um pouco por todos os países, na filatelia, na numismática e na medalhística, revela-se um hobby de grande interesse cultural, para além do valor que a própria colecção representa.


Seguindo os exemplos relacionados com o papel moeda, quando não é fácil descobrir os segredos que as imagens proporcionam, pode-se sempre sonhar com tempos e lugares muito além da nossa imaginação. Esse é o caso que nos mostra a nota de 1 Real do Banco Nacional do Camboja, onde e perceptível constatar uma embarcação local e dois navios em operação portuária e os processos utilizados na movimentação de mercadorias, numa determinada época.


Já em relação à nota de 200 Escudos do Banco Nacional de Cabo Verde, a inclusão do desenho do palhabote “Ernestina”, privilegia a memória de uma embarcação lendária, cuja história comercial está apresentada em diversos sítios na Internet, a justificar uma pesquisa atenta. Esta sugestão de coleccionismo visa na sua essência revelar outra possibilidade de estudo e aprendizagem e em simultâneo mostrar outro tema aliciante, para cativar os jovens a descobrir os maravilhosos caminhos do mar.

1 comentário: