terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Companhias de Navegação Espanholas


Os navios da frota da Cia. Naviera Sota y Aznar
(1ª parte)

Durante os dias calmos da passagem de ano, estive a rever a minha colecção de imagens do porto de Leixões. Fixei-me numa fotografia, captada por uma objectiva adulta, nos meus tempos de escolaridade. Seguramente, ignorando que a área portuária se transformaria num dos meus locais de trabalho, praticamente ininterrupto ao longo de 35 anos de actividade. Através do cenário representado na imagem, diria que a foto foi tirada em plena Primavera (não existem sinais de veraneantes na praia), durante o ano de 1961, (ano da construção do mercado municipal de Matosinhos - em primeiro plano) e certamente muito pouco tempo antes da construção das novas docas.


O porto de Leixões
Imagem (c) de autor desconhecido - minha colecção

Lamentavelmente não consigo identificar os três navios, que se encontram atracados no lado Sul do porto, como também tenho dificuldade em dizer qual o navio atracado a meio do cais, no lado Norte, entre um navio da classe “A” da Sociedade Geral e o “Monte Faro” da Naviera Aznar, empresa Espanhola de Bilbao. Dos navios desta companhia, guardo algumas memórias, menos boas, principalmente quando era obrigado a subir a bordo pelas escadas de quebra-costas, que pela altura e tamanho, pareciam não ter fim. De resto, o trabalho foi sempre facilitado pela hospitalidade e competência dos amigos “Bascos”. Essa casualidade, resulta agora nos posts seguintes, a começar por uma fase da companhia que não conheci, mas que nos revela tratar-se dum colosso Cantábrico, de grande dimensão e importância. Aproveito para lembrar, que os navios de menor porte, eram utilizados num tráfego semanal de cabotagem entre os portos peninsulares, enquanto que os navios mistos e de passageiros, operavam na ligação de portos Europeus, tais como Hamburgo, Roterdão, Antuérpia, Bilbao e Gijon, com os portos sul-americanos no Uruguai e Argentina.

“Anboto-Mendi”
1929-1940
Cia. Naviera Sota y Aznar, Bilbao

O navio "Anboto-Mendi" - postal da Companhia

Construtor : Cia. Euskalduna de Const. Naval, Bilbao, 01.1929
Arqueação : Tab 2.955,00 to > Tal 1.527,00 to
Cpmts.: Ff 107,30 mt > Pp 102,11 mt > Bc 13,90 mt > Ptl 5,39 mt
Máq.: Sulzer Bros., Suíça, 1928 > 1:Te > 388 Nhp > 12,5 m/h
dp “Monte Amboto”, Naviera Aznar, Bilbao, 1939-1976
Vendido para demolição em Santander, a 20.12.1976

“Altube-Mendi”
1929-1939
Cia. Naviera Sota y Aznar, Bilbao

O navio "Altube-Mendi" - postal da Companhia

Construtor : Cia. Euskalduna de Const. Naval, Bilbao, 07.1929
Arqueação : Tab 2.955,00 to > Tal 1.594,00 to
Cpmts.: Ff 107,40 mt > Pp 102,11 mt > Bc 13,90 mt > Ptl 5,39 mt
Máq.: Burmeister & Wain, 1929 > 1:Te > 271 Nhp > 12 m/h
dp “Monte Altube”, Naviera Aznar, Bilbao, 1939-1972
Naufragou por motivo de encalhe a 8 milhas a Norte do Cabo Juby, Marrocos, em 16.12.1972

“Arantza-Mendi”
1938 - 1939
Cia. Naviera Sota y Aznar, Bilbao

O navio "Arantza-Mendi" - postal da Companhia

Construtor.: Cia. Euskalduna de Const. Naval, Bilbao, 04.1923
ex “Arantza-Mendi”, Cia. Nav. Sota y Aznar, Bilbao, 1923-1936
ex “Lecce”, Governo Espanhol (Marinha), 1936-1938
Arqueação : Tab 3.720,00 to > Tal 2.010,00 to
Cpmts.: Pp 105,40 mt > Boca 14,84 mt > Pontal 6,83 mt
Máq.: Harland & Wolff, Glasgow, 1923 > 1:Te > 489 Nhp > 10 m/h
dp “Monte Gorbea”, Naviera Aznar, Bilbao, 1939-1942
Torpedeado por submarino na posição 14º55’N 60º00’W, (próximo à ilha Martinica), em 19.09.1942

“Ayala-Mendi”
1938-1940
Cia. Naviera Sota y Aznar, Bilbao

O navio "Ayala-Mendi" - postal da Companhia

Construtor : Cia. Euskalduna de Const. Naval, Bilbao, 02.1929
ex “Ayala-Mendi”, Cia. Nav. Sota y Aznar, Bilbao, 1929-1937
ex “Elise”, Governo Espanhol (Marinha), 1937-1938
Arqueação : Tab 2.955,00 to > Tal 1.608,00 to
Cpmts.: Ff 106,70 mt > Pp 102,11 mt > Bc 13,87 mt > Ptl 5,39 mt
Máq.: Sulzer Bros., Suíça, 1929 > 1:Te > 388 Nhp > 12 m/h
dp “Monte Ayala”, Naviera Aznar, Bilbao, 1940-1967
Vendido para demolição em Bilbao, a 01.06.1967

4 comentários:

Rui Amaro disse...

Caro Reinaldo
Boa postagem para uma importante armadora da praça de Bilbau e uma bonita imagem do antigo porto de Leixões obtida em 1952, quando da inauguração de obras publicas na região do Porto, dentre as quais o estádio das Antas, Mercado do Bom Sucesso e o Mercado de Matosinhos, pelo presidente da Republica, o então Gen. Craveiro Lopes.
Pelas minhas andanças pelos cais de Leixões nessa altura, posso dar nomes aos navios ali fundeados ou atracados, que são:
Lado Norte (à direita) – Um da série A da SG, Julgo que é o ANDULO; Alemão PAZIFIK ou ATLANTIK da Globus Reederei, fretado “bareboat charter” à Woerman Linie; Espanhol MONTE MONTJUICH, Naviera Aznar, a carregar cortiça para a costa Leste dos EUA.
Lado Sul (á esquerda) – julgo que era um “Liberty ship” americano a descarregar trigo; ANA MAFALDA ou ALFREDO DA SILVA da SG; Suíço LAUPEN ou GRANDSON da Keller Line; Holandês VROUWEPOLDER (EX MAGNE PETE) da Cornelder’s; à entrada da doca nº 1 está o quebra-rochas DOURO do SH; Na Bacia encontra-se um navio Alemão, que se bem me recordo é o ERIN NUBEL, a aguardar carregamento de minério de ferro.
O MONTE FARO e o MONTE BUITRE com os seus cerca de 100 metros já visitaram o Douro em 1961.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

Rui Amaro disse...

Caro Reinaldo
Correcção à mensagem anterior.
O nome do navio fundeado na bacia não é o ERIN NUBEL, de facto é Alemão, contudo não me recordo do nome.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

Rui Amaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Amaro disse...

Correção:
Lado Sul
MELLO, da Soc. Geral
Navio costeiro, parece itsliano, não me recordo do nome.
RITA MARIA, da Soc. Geral, antes do "Jumboizing".
GRANDSON ou LAUPEN,da Keller Line
navio costeiro holandês, julgo que é o BILL-S.
a foto deve ser de 1953/54, pois o RITA MARIA entrou ao serviço em 09/1953.
Checado por uma imagem identica no Blogue JOSÉ MODESTO.
Saudações maritimo-entusiásticas