terça-feira, 17 de março de 2009

Navios " Douro "... (5)


O " Douro " ( I )
1865 - 1882
Mala Real Inglesa
Londres, Inglaterra

O "Douro" em Inglaterra
foto do British Marine Museum

Nº Oficial : -?- > Iic.: -?- > Porto de registo : Londres
Construtor : Caird & Co., Greenock, Escócia, 1865
Tonelagens : Tab 2.824,00 to
Comprimentos.: Pp 99,49 mt > Boca 12,25 mt
Máq.: Caird, 1864 > 1:St > 500 Ihp > Veloc. 12 m/h

Este navio apesar da excelência da construção para a época, com 8 paredes (bulkheads) estanques, colocados a separar todos os compartimentos, não bastaram para impedir o naufrágio, que ocorreu no dia 1 de Abril de 1882, em resultado da colisão com o vapor Espanhol “Yrurac Bat”, a norte do Cabo Finisterra.
O navio que deixara Lisboa pelas 07,30 horas da manhã desse mesmo dia, encontrou na viagem uma brisa forte de noroeste com vaga alta, contudo mantinha-se a navegar na máxima velocidade. Pelas 10 horas da noite foi avistada a luz dum navio em rota de colisão. Todos os esforços do homem ao leme, no sentido de virar a estibordo revelaram-se ineficazes face à fraca e pesada capacidade de manobra do navio. Atingido por estibordo, as portas estanques do “Douro” abriram fendas permitindo a entrada de água, através do rombo, que lhe facilitou o afundamento no curto espaço de 20 minutos.
Também a breve trecho afundava-se o navio espanhol em resultado da violência da colisão. Atendeu em socorro o vapor Espanhol “Hidalgo”, que pode recolher os 32 tripulantes do navio Espanhol, tendo ainda salvo 112 passageiros e tripulantes do navio Inglês. Todavia, para que fosse possível salvar esse número de passageiros, regista-se o sacrifício de 59 vitimas, entre os quais o cap. E.C. Kemp e alguns dos seus oficiais.
Uma equipa de pesquisadores de naufrágios, valendo-se de equipamento sofisticado, conseguiu localizar os destroços do navio em 1997. Dele foi retirado grande quantidade de moedas de ouro e peças de grande valor artístico. Terá sido muito provavelmente a grande descoberta de um dos últimos tesouros conhecidos, ainda submersos.

Sem comentários: