sábado, 4 de outubro de 2008

Quem souber que responda !


Ser ou não ser...

No decorrer da última semana encontrei este postal do Douro, em que estão retratados três navios da pesca do bacalhau, de braço dado, no Bicalho ou Massarelos. Nota-se que a água do rio corre veloz, invadindo as margens, portanto correspondendo a período de cheia, provávelmente durante os anos vinte. Julgo saber que o lugre na posição exterior é o "Patriotismo" e no meio deve ser o lugre-patacho "Normandie". A dúvida reside em relação ao lugre que se encontra em primeiro plano, cujo nome escrito no casco não permite uma leitura esclarecedora. Ficam-nos duas hipóteses para acertar e ambas interessantes, ou seja, tanto pode ser o primeiro "Terra Nova", como poderá ser também o lugre "Silva Rios". Neste caso a imagem revela-se preciosa, pela dificuldade de identificação peremptória do mesmo e por haver poucas imagens com o navio. Se acertarmos, abaixo refiro as respectivas características.

Lugre " Silva Rios"

Armador : Silva Rios, Lda., Porto
Nº Oficial : B-188 > Iic.: H.S.V.R. > Registo : Porto
Construtor : ???, Ano : ???
ex "José Estevam" - ???
Tonelagens : Tab 234,41 to > Tal 222,69 to
Cpmts.: Pp 44,30 mt > Boca 9,00 mt > Pontal : 3,45 mt
Perde-se por afundamento (causa não esclarecida, mas supostamente por alquebramento) nos bancos da Terra Nova, a 06 de Outubro de 1928.

Os nossos antecipados agradecimentos a quem puder colaborar, para clarificar este caso, em que novamente ficam mais dúvidas que certezas.

1 comentário:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caríssimo Reimar

Partindo do princípio que o navio que está no meio é de facto o lugre-patacho “Normandie”, (além do tipo de arvoredo, o próprio casco apontam nessa direcção), e não querendo ser do contra, acredito que o navio que está por fora não pode ser nem o primeiro “Terra Nova” e muito menos o “Silva Rios”. Sabemos que o Lugre-patacho de madeira "NORMANDIE", ex navio francês "NORMANDIE III" construído em Shelburne Canadá, foi somente adquirido pela Empresa de Pesca de Portugal, Lda., de Ílhavo, para a campanha de 1935, este facto, exclui automaticamente a hipótese “Silva Rios”, uma vez que este navio naufragou na campanha de 1928. Quanto ao primeiro “Terra Nova”, um navio que aparelhava como lugre-escuna inicialmente, com um deslocamento da ordem das 700 toneladas, com um arvoredo de 4 mastros, em 1942 sofreu importantes melhoramentos, passando-se a chamar “Florentina”, também não vejo a mínima hipótese de o ser, pois o navio em questão é bem mais leve (lugre c/ arvoredo simples três mastros).Sendo um verdadeiro tiro no escuro, vou apostar no “Paços Brandão” antes de pertencer à famosa “White Fleet”

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo