quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

As fragatas "Dealey" Americanas


As Portuguesas e as Norueguesas...

Esta semana tive a oportunidade de passear por sites da net a descobrir navios, tendo encontrado diversas fotos interessantes, algumas das quais já publicadas. Do extenso rol vou agora publicar mais três, as excelentes "Dealey" construídas em Portugal, de muito boa memória para quem teve a oportunidade de fazer uma ou mais comissões de serviço a bordo. Simultâneamente abri o meu pequeno cofre e vou aproveitar para fazer comparações, relativamente a outras "Dealey" que navegaram com a bandeira de outros países.

As "Dealey" Americanas


Independentemente do facto de o navio ser bom e ter merecido razoável acolhimento do Estado Maior Americano, os navios deste tipo navegam por períodos na ordem dos 20 a 25 anos, sendo depois colocados à venda. Na eventualidade de não aparecer nenhuma Marinha dos países aliados interessados na compra, depois de desarmados passam a alvos, cumprindo gloriosamente a missão que lhes foi destinada. Começaram a ser construídos nos E.U. a partir de 1952.

As "Dealey" Portuguesas

A Marinha Portuguesa dispôs de 3 destes navios, 2 construídos no antigo estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos e a última nos estaleiros de Viana do Castelo, cremos que de 1966 até 1968. No conjunto formaram a classe Almirante Pereira da Silva.

Fragata F472 NRP " Almirante Pereira da Silva "


Fragata F473 NRP " Almirante Gago Coutinho "


Fragata F474 NRP " Almirante Magalhães Corrêa "


Os detalhes dos navios podem ser apreciados no "welcome a board" deste navio, como segue :



Se houver algo a acrescentar, diríamos tão somente que os navios tiveram um fim precóce, com cerca de 25 anos de utilização, em comparação com fragatas idênticas construídas na Noruega. Dos 5 navios escolhidos para a defesa do país escandinavo, que formaram a classe Oslo e que foram a "Oslo", a "Bergen", a "Trondheim", a "Stavanger" e a "Narvik", a 3 delas foram efectuadas reparações permanentes e atempadas, que lhes asseguraram notável longevidade. Sabendo que foram construídas entre 1963 e 1966, é no minimo de enaltecer o facto da "Bergen" ter sido abatida em Agosto de 2005, a "Trondheim" em Janeiro de 2006 e por último a "Narvik" em Agosto de 2007. Isto depois de garantida a substituição por 5 novas fragatas, algumas já a navegar e as restantes com data de entrega perfeitamente definida.

Para finalizar o "welcome a board" da "Narvik" com as características correspondentes :


Sem comentários: