sábado, 9 de março de 2019

História trágico-marítima (CCCVI)


O naufrágio do vapor de pesca “Regal”

Naufrágio (1)
No dia 27 último, pela 3 horas e meia da manha, deu à costa a norte da Torreira, o navio de pesca inglês “Regal”, com 11 homens de tripulação, que foram salvos. Compareceram no local o Capitão do porto de Aveiro e o comandante da secção fiscal, após o que deram início aos trabalhos de salvação dos aparelhos. O casco do navio está perdido.

Naufrágio (2)
Naufragou no dia 27, na praia da Torreira, um pouco ao norte dos palheiros, o vapor de pesca “Regal” GY158, de nacionalidade inglesa.
A tripulação, que é composta por 11 homens foi salva. O navio acha-se perdido. Muitos dos nossos pescadores, tem andado todo o dia de hoje ocupados a salvar apetrechos, rancho, etc.

Naufrágio (3)
Perto da Torreira naufragou na semana passada o vapor de pesca “Regal GY158”, da praça de Grimsby. A tripulação que era composta de 11 homens, salvou-se toda.

O vapor encalhado na Torreira (4)
Tem sido muito visitado o navio inglês de pesca, que há dias encalhou na costa da Torreira, ao norte, em frente da ermida de S. Paio.
Diz-se que o motivo do naufrágio foram a cerração imensa e a quebra de uma parte do leme, causando a desorientação à tripulação, que deve ter passado horas de desânimo e de aflição.
O navio entrou pela costa, a ponto dos tripulantes poderem sair de bordo de pé enxuto. Como ali não encontrassem ninguém que os entendesse, foi participado o caso à Capitania de Aveiro, e os náufragos seguiram para o Porto, onde foram apresentar-se ao seu cônsul.
O navio julga-se perdido, tendo sido salvo tudo o que trazia a bordo, porém, consta que antes de terem chegado as autoridades, alguns objectos foram roubados.

Imagem do vapor "Regal", encalhado a norte da Torreira
Foto de Henrique Ramos - Colecção Arquivo Digital de Aveiro

Características do vapor de pesca “Regal” (GY158)
1919 – 1923
Nº Oficial: 123573 - Iic: N/d - Porto de registo: Grimsby
Armador: William A. Butt & Outros, Grimsby
Operador: Loyal Steam Fishing, Grimsby
Construtor: Cook, Welton & Gemmell Ltd., Hull Julho 1906
ex “Regal”, Marinha Inglesa (FY 1539), Londres, 1915-1919
ex “Regal”, Armador: William A. Butt & Outros, Grimsby
Operador: Loyal Steam Fishing, Grimsby, 1906-1915
Arqueação: Tab 212,00 tons - Tal 195,00 tons
Dimensões: Pp 35,36 mts - Boca 6,55 mts - Pontal 3,48 mts
Propulsão: Amos & Smith, Ltd., Hull - 1:Te - 63 Nhp - 10,5 m/h
Equipagem: 11 tripulantes

O encalhe do vapor “Regal” (5)
Continua na mesma posição o vapor “Regal, que encalhou ao norte da Torreira. Tem aqui vindo diversos representantes das casas do Porto a fim de estudarem o meio de o salvarem, mas até à data não lhe mexeram, continuando o navio guardado por praças da Guarda-fiscal.
Ao contrário do que afirma o Jornal d’Estarreja, é falso terem havido roubos antes da chegada das autoridades, visto que estes foram os primeiros a chegar ao navio.

O encalhe do vapor “Regal” (6)
Principiaram os trabalhos para salvarem este navio, que aqui encalhou. Quando este jornal voltar a circular já deve estar salvo.

O encalhe do vapor “Regal” (7)
No dia 24 último, procuraram mais uma vez salvar o navio “Regal”, encalhado ao norte da Torreira, tendo vindo para esse fim o rebocador “Lusitânia”, da praça do Porto, não tendo sido possível salvá-lo, devido à pouca força que empregaram, como também ao estado do mar.

O encalhe do vapor “Regal” (8)
Após todas as tentativas para salvarem o vapor, encalhado ao norte da Torreira, resolveram tirá-lo aos bocados, o que já há muito se previa.

Notícias publicadas em: (1) Revista da Torreira, Domingo, 1 de Julho; (2) Jornal d’Estarreja, Domingo, 1 de Julho; (3) Jornal “O Ilhavense”, quinta-feira, 5 de Julho; (4) Jornal d’Estarreja, Domingo, 8 de Julho; (5) Revista da Torreira, Domingo, 15 de Julho; (6) Revista da Torreira, segunda-feira, 31 de Julho; (7) Revista da Torreira, sábado, 1 de Setembro; e (8) Revista da Torreira, Domingo, 16 de Setembro de 1923

3 comentários:

Unknown disse...

Exmos Senhores,
Essa mesma foto aparece neste link, como sendo o navio Desertas encalhado na Costa Nova.
https://www.google.pt/search?q=navio+desertas+costa+nova&client=safari&channel=iphone_bmy&sxsrf=ALeKk03aytWgA9Svry0SVW65xLZl-nrfzA:1612997815454&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwii4sCOteDuAhVIUxoKHa6cAQkQ_AUoAXoECAYQAw&biw=1707&bih=821#imgrc=aonStTcjUNXeyM

Cumprimentos.
Miguel Matias

reimar disse...

Caro Sr. Miguel Matias,

Fui verificar a sua informação e constato tratar-se de uma publicação do amigo Eng. Senos da Fonseca, que para surpresa minha não está correta. A foto do barco em questão é mesmo do arrastão inglês "Regal", e não do vapor "Desertas" como sugere.
Muitos cumprimentos,
Reinaldo Delgado

reimar disse...

Caro Sr. Miguel Matias,

Fui verificar a sua informação e constato tratar-se de uma publicação do amigo Eng. Senos da Fonseca, que para surpresa minha não está correta. A foto do barco em questão é mesmo do arrastão inglês "Regal", e não do vapor "Desertas" como sugere.
Muitos cumprimentos,
Reinaldo Delgado