O vapor “North Pacific” incendiado em Leixões (1)
Importantes prejuízos – Socorros – O navio salvo
A bordo do vapor inglês “North Pacific”, fundeado na bacia de Leixões, deu-se, ante-ontem, de madrugada, alarme de fogo, pedindo socorros para terra, pois a tripulação descobrira que lavrava incêndio no porão nº 2, da proa.
Compareceram os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça que trabalharam com a tripulação, mas uns e outros eram impotentes para dominar o incêndio, que tomara grande incremento no mencionado porão, onde havia grande quantidade de milho, farinha de pau, açúcar e cortiça, esta ultimamente embarcada em Lisboa.
Dada a impossibilidade de conseguirem um ataque eficaz, foram solicitados os socorros dos Bombeiros Voluntários e Municipais do Porto, que logo avançaram para Leixões.
Entretanto acudiram os rebocadores “Douro” e “Lusitânia” para inundar o porão incendiado, utilizando as suas bombas de bordo.
Para facilitar os trabalhos de extinção, fizeram encalhar a proa do “North Pacific” na praia de Matosinhos, junto à foz do rio Leça, onde encostaram os citados rebocadores e a draga “Porto”, lançando para o porão grande quantidade de água.
Os trabalhos, muito fatigantes, porque o calor era intenso, prosseguiram todo o dia de ante-ontem; pelo final da tarde, já havia sido rendido o pessoal, verificando-se que o fogo se havia propagado ao porão nº 1, também da proa, onde existiam muitas mercadorias.
Os bombeiros e mais pessoal mantiveram-se a trabalhar toda a noite, havendo grande dificuldade nos serviços para evitar que a casa das máquinas fosse inundada.
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O vapor inglês “North Pacific”, comandado pelo capitão W.A. Donnely, entrou em Leixões no dia 22 do corrente, procedente de Buenos Aires, Rio de Janeiro, e Pernambuco (via Lisboa), com carga geral para o Porto e em transito.
O navio, todo de ferro, foi construído nos estaleiros J.L. Thompson & Sons, Ltd., de Sunderland, praça onde ficou registado. Tem 116 metros de comprimento, 16 metros de largo e 7 metros de altura. Pelo Lloyd foi este vapor classificado como de 1ª classe e pertence a Nicholas E. Ambaticlos (Felix S.S. Co., Ltd.). O vapor vinha consignado à casa Garland Laidley & Cª., da praça do Porto.
O navio, todo de ferro, foi construído nos estaleiros J.L. Thompson & Sons, Ltd., de Sunderland, praça onde ficou registado. Tem 116 metros de comprimento, 16 metros de largo e 7 metros de altura. Pelo Lloyd foi este vapor classificado como de 1ª classe e pertence a Nicholas E. Ambaticlos (Felix S.S. Co., Ltd.). O vapor vinha consignado à casa Garland Laidley & Cª., da praça do Porto.
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Para melhor trabalharem foi atracado um lanchão, onde manobravam os bombeiros, bem como alguns alunos da Escola de Marinheiros. Os trabalhos demoraram ontem durante o dia, tendo sido feito uns rombos a certa altura do costado do casco, para por ali se posicionarem alguns jactos de água, o que deu o melhor resultado. Também prestou serviços o rebocador “Mars”.
Para Leixões foi o pessoal da Cruz Vermelha, com algum material, pronto a prestar socorro, em caso de desastre.
A bordo do vapor incendiado estiveram o chefe do Departamento Marítimo do Norte, Sr. contra-almirante Alfredo Howell e o capitão do porto, Sr. comandante Carlos Braga.
Para Leixões foi o pessoal da Cruz Vermelha, com algum material, pronto a prestar socorro, em caso de desastre.
A bordo do vapor incendiado estiveram o chefe do Departamento Marítimo do Norte, Sr. contra-almirante Alfredo Howell e o capitão do porto, Sr. comandante Carlos Braga.
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Os trabalhos de extinção do incêndio prolongaram-se durante o dia, até que às 4 horas da tarde estava extinto o incêndio, passando o pessoal a tratar dos serviços de rescaldo e de algumas remoções.
Às 5 horas e meia retiraram os bombeiros de bordo, assim como se afastou a draga “Porto”. Ficaram perto, de prevenção, os rebocadores “Lusitânia”, “Douro” e “Mars”.
O vapor “North Pacific” deve ser hoje desencalhado e levado para novo fundeadouro. Os prejuízos, que são grandes, no vapor e na carga, estão cobertos por diversas companhias de seguros.
Durante os dias de ante-ontem e ontem afluíram à praia de Matosinhos numerosas pessoas, a ver o vapor incendiado.
Às 5 horas e meia retiraram os bombeiros de bordo, assim como se afastou a draga “Porto”. Ficaram perto, de prevenção, os rebocadores “Lusitânia”, “Douro” e “Mars”.
O vapor “North Pacific” deve ser hoje desencalhado e levado para novo fundeadouro. Os prejuízos, que são grandes, no vapor e na carga, estão cobertos por diversas companhias de seguros.
Durante os dias de ante-ontem e ontem afluíram à praia de Matosinhos numerosas pessoas, a ver o vapor incendiado.
Desenho de navio mercante, sem correspondência ao texto
Características do vapor “North Pacific”
1913 – 1946
Características do vapor “North Pacific”
1913 – 1946
Nº Oficial: 132072 - Iic: J.C.G.Q. - Porto de registo: Sunderland
Armador: Newfoundland Maritime Co. Ltd., 1920-1923
c/o: Japp, Hatch & Co. Ltd., Sunderland, Montreal
Operador: E. H. Mundy & Co. Ltd., Sunderland
Construtor: J.L. Thompson & Sons, Ltd., North Sands, 9.5.1913
ex “North Pacific”, Pacific Shipping Co. Ltd., Sunderland, 1913-1915
ex “North Pacific”, Felix S.S. Co., Ltd., Londres, 1915-1920
dp “North Pacific”, Exmouth S.S. Co. Ltd., Exmouth, 1923-1934
Operador: Anning Brothers, Cardiff
dp “Csikos”, Anglo-Hungarian Shipping Co., Budapest, 1934-1940
Operador: G. Barta, Budapest
dp “Csikos”, Kentships Ltd., Londres, 1940-1942
Operador: Craggs & Co., London
dp “Vinlake”, Kentships Ltd., Londres, 1942-1944
dp “Vinlake”, Ministério dos Transportes de Guerra, Londres, 1944
Arqueação: Tab 3.931,00 tons - Tal 2.492,00 tons
Dimensões: Pp 115,65 mts - Boca 16,15 mts - Pontal 6,93 mts
Propulsão: J. Dickinson & Sons Ltd., 1:Te - 399 Nhp - 1 hélice
Armador: Newfoundland Maritime Co. Ltd., 1920-1923
c/o: Japp, Hatch & Co. Ltd., Sunderland, Montreal
Operador: E. H. Mundy & Co. Ltd., Sunderland
Construtor: J.L. Thompson & Sons, Ltd., North Sands, 9.5.1913
ex “North Pacific”, Pacific Shipping Co. Ltd., Sunderland, 1913-1915
ex “North Pacific”, Felix S.S. Co., Ltd., Londres, 1915-1920
dp “North Pacific”, Exmouth S.S. Co. Ltd., Exmouth, 1923-1934
Operador: Anning Brothers, Cardiff
dp “Csikos”, Anglo-Hungarian Shipping Co., Budapest, 1934-1940
Operador: G. Barta, Budapest
dp “Csikos”, Kentships Ltd., Londres, 1940-1942
Operador: Craggs & Co., London
dp “Vinlake”, Kentships Ltd., Londres, 1942-1944
dp “Vinlake”, Ministério dos Transportes de Guerra, Londres, 1944
Arqueação: Tab 3.931,00 tons - Tal 2.492,00 tons
Dimensões: Pp 115,65 mts - Boca 16,15 mts - Pontal 6,93 mts
Propulsão: J. Dickinson & Sons Ltd., 1:Te - 399 Nhp - 1 hélice
O navio foi afundado propositadamente em 9 de Junho de 1944, no porto de Gooseberry, Normandia. Em 1946 foi reposto a flutuar e rebocado para encalhar na praia de St. Maws, em Falmouth. Ainda no decorrer do mesmo ano seguiu rebocado para o porto de Milford Haven, onde foi desmantelado pela firma T.W. Ward, Ltd.
O vapor incendiado (2)
O vapor incendiado (2)
Tem continuado afanosamente, de dia e de noite, os serviços de esgotamento da água atirada para os porões nºs 1 e 2 do vapor inglês “North Pacific”, onde foi detetado um incêndio, quando o navio se encontrava na bacia de Leixões.
Nesse serviço têm sido empregadas as bombas dos rebocadores ali presentes. Na baixa-mar de ontem foram tapados os rombos feitos no casco do vapor, para o inundar. O “North Pacific” deve ser transferido, durante a maré, do local onde se encontra para novo fundeadouro, onde vão dar início à descarga da mercadoria que o navio transporta.
As notícias (1 e 2) estão publicadas no jornal “Comércio do Porto”, de sábado, 26 de Março e Domingo, 27 de Março de 1921
Nesse serviço têm sido empregadas as bombas dos rebocadores ali presentes. Na baixa-mar de ontem foram tapados os rombos feitos no casco do vapor, para o inundar. O “North Pacific” deve ser transferido, durante a maré, do local onde se encontra para novo fundeadouro, onde vão dar início à descarga da mercadoria que o navio transporta.
As notícias (1 e 2) estão publicadas no jornal “Comércio do Porto”, de sábado, 26 de Março e Domingo, 27 de Março de 1921
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