O último veleiro de madeira francês da pesca na Terra Nova
Imagem do "Le Marité", retirada da página oficial do navio
Este navio foi fortuitamente encontrado em 1922 pelo armador Charles Le Borgne, já parcialmente construído, num estaleiro de Fécamp, concebido de acordo com a legislação de 1920, para aumentar a frota francesa da pesca do arenque.
Ainda em 1922, o navio permanece em estaleiro, e durante o período de um ano, recebe as transformações necessárias para armar em lugre-patacho, para futura operação na pesca do bacalhau na Terra Nova. No início navegava com uma equipagem composta por 24 tripulantes, que utilizavam uma dúzia de canoas na pesca. Partiu de Fécamp para a primeira campanha em 11 de Abril de 1924.
A cerimónia do bota-abaixo ocorreu durante o verão de 1923, devendo ter sido baptizado com o nome “Marie-Thérèse”, porém, como já existia um outro navio com este nome, a opção recaiu sobre o diminutivo “Marité”, que foi mantido ao longo dos anos, independentemente do facto de ter mudado várias vezes de proprietário.
Pode ser complementada esta informação através da página oficial do navio, no sítio www.lemarite.com
Este navio foi fortuitamente encontrado em 1922 pelo armador Charles Le Borgne, já parcialmente construído, num estaleiro de Fécamp, concebido de acordo com a legislação de 1920, para aumentar a frota francesa da pesca do arenque.
Ainda em 1922, o navio permanece em estaleiro, e durante o período de um ano, recebe as transformações necessárias para armar em lugre-patacho, para futura operação na pesca do bacalhau na Terra Nova. No início navegava com uma equipagem composta por 24 tripulantes, que utilizavam uma dúzia de canoas na pesca. Partiu de Fécamp para a primeira campanha em 11 de Abril de 1924.
A cerimónia do bota-abaixo ocorreu durante o verão de 1923, devendo ter sido baptizado com o nome “Marie-Thérèse”, porém, como já existia um outro navio com este nome, a opção recaiu sobre o diminutivo “Marité”, que foi mantido ao longo dos anos, independentemente do facto de ter mudado várias vezes de proprietário.
Pode ser complementada esta informação através da página oficial do navio, no sítio www.lemarite.com
O "Le Marité" de visita ao Porto, atracado no cais de Gaia
Características do navio “Le Marité”
Características do navio “Le Marité”
Construído em madeira, tem 3 mastros, arma em lugre-patacho
Construtor: Desconhecido, Fécamp, França, 1923
Peso total: 250 toneladas
Dimensões: Pp 44,90 mts - Boca 8,00 mts - Pontal 2,60 mts
Superfície velica: 16 velas - 650 m2
Propulsão: 1:Diesel - 450 Cv
Equipagem: 5 a 6 tripulantes - 74 passageiros
Construtor: Desconhecido, Fécamp, França, 1923
Peso total: 250 toneladas
Dimensões: Pp 44,90 mts - Boca 8,00 mts - Pontal 2,60 mts
Superfície velica: 16 velas - 650 m2
Propulsão: 1:Diesel - 450 Cv
Equipagem: 5 a 6 tripulantes - 74 passageiros
De visita à cidade do Porto, o navio esteve atracado no cais de Gaia, de 7 a 11 de Maio p.p., tendo chegado procedente de Alicante. Encontra-se a efectuar um cruzeiro de promoção patrocinado pela “Exotic Taste of Europe”. Continuou esta viagem com destino ao porto de Nantes.
O objectivo da escala no Porto, visou mostrar através de uma exposição fotográfica, produtos agrícolas menos conhecidos de regiões ou locais com proximidade ao centro da Europa.
Naturalmente, exibe também uma considerável quantidade de informação e imagens, do glorioso passado em que esteve ligado à pesca do bacalhau.
O objectivo da escala no Porto, visou mostrar através de uma exposição fotográfica, produtos agrícolas menos conhecidos de regiões ou locais com proximidade ao centro da Europa.
Naturalmente, exibe também uma considerável quantidade de informação e imagens, do glorioso passado em que esteve ligado à pesca do bacalhau.
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