terça-feira, 22 de maio de 2018

Divulgação!


Vila do Conde
Um porto para o Mundo


Com referência às decisões aprovadas no Congresso Internacional sobre Construção Naval, Arte, Técnica e Património, que decorreu em Vila do Conde, de 23 a 25 de Maio de 2016, com o propósito de ter como mais-valia a construção naval em madeira, para ser lançada a candidatura desta actividade a Património Imaterial da Humanidade, foi lançado um livro versando os assuntos discutidos, com a promessa de que outros se seguirão a curto prazo.
À apresentação do livro, que teve lugar no último sábado, no edifício da Alfândega, em Vila do Conde, presidiu a presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, acompanhada pela presidente da Comissão Científica do Projecto «Vila do Conde: um porto para o Mundo», Prof. Dra. Amélia Polónia, e pelo presidente da Comissão de Honra do projecto, Dr. António Carmo Reis.
Na nota introdutória a Dra. Amélia Polónia sustenta que «a realização do Congresso Internacional, que deu origem a esta publicação I…I prossegue uma intenção de cruzar olhares, que incluem as perspectivas e os saberes de agentes locais, investigadores e técnicos, com os de investigadores e especialistas portugueses e estrangeiros, que nos dão o privilégio da sua presença e do seu saber. Um saber que se quer comparativo, critico e analítico – três componentes essenciais para a validação de qualquer conhecimento – e por isso também daquele que se pretende que venha a sustentar o projecto Vila do Conde: um porto para o Mundo.»
O livro contém um conjunto de temas divididos em três partes distintas: Na primeira parte relacionada com a «Construção Naval, Politicas Régias e Empreendedorismo Local», os textos são assinados por Liliana Oliveira, Amélia Polónia, António do Carmo Reis, António José Carmo, e José Nunez.
Na segunda parte do livro sobre a «Construção Naval, Agentes e Comunidades», os textos são da autoria de Carlos Valentim, Amândio Barros, e Sílvio Rodrigues. Já os últimos textos sobre a «Construção Naval, Patrimónios», os assuntos tratados são da autoria de Carlos Carvalho, António Costa Canas e Cristina Giesteira.
Com os habituais agradecimentos pela presença de todos os convidados, a presidente da edilidade vilacondense deu por encerrada a cerimónia, lembrando que está viva a vontade de ver ultrapassada a demora do governo, para agilizar este projecto da maior importância para a cidade.

Sem comentários: