sábado, 22 de julho de 2017

Apresentação de livro sobre naufrágios!


Os “Naufrágios no «Mar de Viana»”

O capitão da marinha mercante Manuel de Oliveira Martins apresentou no «Centro do Mar», instalado à face da ré do navio “Gil Eanes”, no último sábado, dia 15 p.p., ao final da tarde, o seu terceiro livro, desta feita subordinado ao tema “Naufrágios no «Mar de Viana»”.
Com esta publicação fica quase completa a história marítima do porto e cidade de Viana do Castelo, tendo em linha de conta os trabalhos anteriormente editados, sobre os «Pilotos da barra de Viana - 1848/1948 -, cem anos de história» e «Viana e a pesca do bacalhau», livros publicados em 2010 e 2013 respectivamente.


Muito embora não se trate de uma pesquisa exaustiva, sobre os sinistros marítimos que abrangem a área definida por «Mar de Viana», tarefa que a meu ver se revelaria complexa e de extrema dificuldade, o livro tal como se apresenta, condensa uma considerável quantidade de ocorrências, algumas das quais ainda muito presentes, naqueles que de alguma forma tem ou tiveram actividades ligadas ao mar.


Presidiu à cerimónia de lançamento do livro o digníssimo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa, que numa breve saudação, aludiu ao interesse cultural que lhe merecem as obras do autor, em prol da herança marítima que tem vindo a ser preservada através dos seus livros, para memória futura.
O prefácio do livro está assinado pelo presidente da autarquia e pelo Dr. José Carlos de Magalhães Loureiro, do Centro de Estudos Regionais, a quem coube a apresentação do mesmo.
Sobre o livro propriamente dito falou igualmente o autor, que na oportunidade lembrou ter ele mesmo vivido uma situação de naufrágio. Dadas as circunstâncias dessa distante ocorrência, de certa forma comparada com alguns dos sinistros agora retratados, serviram de base e forte motivação para abraçar este trabalho, que visa paralelamente homenagear todos quantos perderam a vida neste mar.

1 comentário:

marmol disse...

Obrigado amigo Reinaldo por este texto muito bem escrito, como é seu timbre.
Só hoje me foi possível ter tempo para visitar o seu blog sempre atual.
Um abraço do
Martins