segunda-feira, 24 de julho de 2017

Navios consagrados pela história!


A viagem inaugural do “Edinburgh Castle” (3)

Southampton, 2 – Partirá brevemente, deste porto, o paquete “Edinburgh Castle”, na sua viagem inaugural, para a África do Sul. Trata-se do segundo paquete fabricado no pós-guerra, pelos srs. Harland & Wolff, Ltd., para a Union Castle Line.
Este magnifico paquete de 28.705 toneladas de registo bruto, é movido a turbinas. As acomodações para passageiros, distribuídas pelas suas seis cobertas, comportam 227 passageiros de 1ª classe e 478 de classe «cabine», tendo, a maioria dos camarotes, de um a três beliches. Ambas as classes possuem espaçosos «decks», com solário, quadras para jogos e recintos para desportos, dança, etc.
Como acontece no “Pretoria Castle”, há, neste novo paquete ar condicionado, em diversas salas e enfermarias, e o sistema de iluminação indirecta usado nos últimos paquetes construídos para a Union Castle, foi prodigamente instalado em todo o navio.

Poster da Union Castle Line com anúncio dos portos de escala
Pinterest - Colecção de Jean Dwulit, "Mer & Bateaux"

Características do navio de passageiros “Edinburgh Castle”
Armador: Cayzer, Irvine & Co. Ltd., Londres
Operador: Union-Castle Mail S.S. Co. Ltd., Londres
Nº Oficial: N/d - Iic: G.O.H.N. - Porto de registo: Londres
Construtor: Harland & Wolff Ltd., Belfast, Escócia, 11.1948
Arqueação: Tab 28,705,00 tons - Tal 16.101,00 tons
Dimensões: Pp 227,82 mts - Boca 25,61 mts - Pontal 9,76 mts
Propulsão: Do construtor, 2 turbinas - 2 veios-hélices - 22 m/h
Acomodações para 705 passageiros

Pintura do navio "Edinburgh Castle", de autor desconhecido
Pinterest - Colecção de Fernando Berenguer

As cabines de 1ª classe foram construídas de forma a todas terem vigia, detalhe muito importante nas viagens em águas tropicais.
Entretanto, muitas das cabines tem casa de banho privativo, e, para os passageiros que necessitem de comodidades especiais, existe um certo número de cabines de luxo, também com casas de banho privativas e ainda duas «suites» igualmente de luxo.
Durante a viagem, haverá sessões de cinema, tanto no salão de primeira como no da classe «cabine». Existem piscinas cobertas e ao ar livre, bibliotecas bem fornecidas, e uma sala de ginástica, com aparelhos de remo, equitação, ciclismo, etc., além de diversas outras atracções. Cada classe tem uma sala de recreio para crianças, com variedade de brinquedos e jogos.
O “Edinburgh Castle” é comandado nesta primeira viagem, pelo capitão T.W. MacAllen, que comandou o “Llangibby Castle”, durante as criticas operações do dia «D», e, bem assim, quando o mesmo paquete foi empregado no transporte de 100.000 soldados de Southampton para França.
(In jornal “O Século”, segunda-feira, 3 de Janeiro de 1949)

Foram entretanto completados 27 anos a navegar entre a Inglaterra e a África do Sul. O navio efectuou a última viagem com início em Southampton, em meados de Abril de 1976, chegando a Durban no dia 10 de Maio, para descarregar toda a mercadoria que transportava. A partir deste porto sairia para cumprir a derrota final, com destino a Kaohsiung, ali chegando a 3 de Junho, onde viria a ser demolido.

Sem comentários: