quarta-feira, 18 de maio de 2016

História trágico-marítima (CXC)


Acidente à entrada da barra
O encalhe do vapor inglês "Elfstone"

Ontem, cerca das 14 horas, ao entrar a barra o vapor inglês “Elfstone”, auxiliado pelo rebocador “Mars II”, rebentou o cabo de reboque a este último, resultando o vapor guinar um pouco para o sul, correndo sobre as vagas, indo encalhar num banco de areia.

Foto do navio inglês "Elfstone" - Imagem da Photoship.Uk

Características do vapor inglês “Elfstone”
1924-1937
Armador: Crete Shipping Co. (Stelp & Leighton, Ltd.), Londres
Construtor: Swan, Hunter & Wigham Richardson, Ltd., Wallsend, Newcastle, 08.1924 Arqueação: Tab 1.371,00 tons - Tal 791,00 tons
Dimensões: Pp 71,65 mts - Boca 11,00 mts - Pontal 4,65 mts
Propulsão: J. Abernethy & Co., Aberdeen - 1:Te - 3:Ci - 120 Nhp - 9 m/h
Vendido em 1937, mudou o nome para “Mortlake Bank”
1937-1970
Armador: McLiwraith & McEacharn, Ltd., Sydney, Nova Escócia
Conservou as características de origem
Vendido para demolição em Sydney, no primeiros meses de 1970, à empresa Goldfields Metal Traders

Momentos depois, com o auxílio das próprias máquinas e as vagas do mar, conseguiu o vapor desencalhar, entrando no rio Douro, sem mais novidade. Se as vagas, ao deslocar o vapor, o não tivessem feito em direcção ao canal da barra, teríamos a lamentar, de novo, um acidente de maior gravidade, idêntico, talvez, aos dos vapores alemão “Deister” e norueguês “Inga I”, encalhados nas proximidades daquele local.
O navio chegou ao Porto procedente de Barry, na Inglaterra, com carga de carvão.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado,14 de Novembro de 1936)

Sem comentários: