O encontro em porto de três navios gémeos
Na próxima sexta-feira, dia 13, se tudo correr conforme previsto, vão-se encontrar três navios de passageiros gémeos no porto de Leixões, situação única ou no mínimo extremamente rara.
Esses navios, que inicialmente foram mandados construir pela empresa Royal Viking Cruises, tendo sido batizados com os nomes “Royal Viking Star” (1972-1990), Royal Viking Sky” (1973-1990) e “Royal Viking Sea” (1973-1991), foram entretanto adquiridos por outras empresas cuja vocação na exploração do transporte na área dos cruzeiros, os manteve em operação com grande regularidade, até ao presente, utilizando respectivamente os nomes “Black Watch”, “Boudicca” e “Albatros”.
Estamos em crer que este encontro de navios gémeos seja um excelente atrativo para as pessoas que gostam de navios, em função da oportunidade que surge agora e que seria impensável até há poucos anos.
“Royal Viking Star” – “Black Watch”
Esses navios, que inicialmente foram mandados construir pela empresa Royal Viking Cruises, tendo sido batizados com os nomes “Royal Viking Star” (1972-1990), Royal Viking Sky” (1973-1990) e “Royal Viking Sea” (1973-1991), foram entretanto adquiridos por outras empresas cuja vocação na exploração do transporte na área dos cruzeiros, os manteve em operação com grande regularidade, até ao presente, utilizando respectivamente os nomes “Black Watch”, “Boudicca” e “Albatros”.
Estamos em crer que este encontro de navios gémeos seja um excelente atrativo para as pessoas que gostam de navios, em função da oportunidade que surge agora e que seria impensável até há poucos anos.
“Royal Viking Star” – “Black Watch”
Imagens da Photoship.Uk e da minha colecção
Navio construído nos estaleiros finlandeses Wartsila, em Helsínquia, foi entregue à Royal Viking Cruises em 26 de Junho de 1972. Nestes 43 anos de serviço navegou também com os nomes “Westward” (1990-1994) e “Star Odyssey” (1994-1996). Após ter sido adquirido pela companhia Fred Olsen, de Oslo, em 1996, foi rebaptizado “Black Watch”, nome que conserva até à data. O navio que apresentava inicialmente uma arqueação bruta de 21.848 tons., e 177,80 metros de comprimento, foi aumentado em 1981, a partir de quando passar a arquear 28.670 tons., com 205,50 metros. Navega com dois motores diesel que lhe asseguram uma velocidade até 21,5 milhas por hora. Chega procedente do porto de Greenock, seguindo viagem com destino a Tenerife.
“Royal Viking Sky” – “Boudicca”
Duas fotos minhas com 35 anos de diferença
Navio construído nos estaleiros finlandeses Wartsila, em Helsínquia, foi entregue à Royal Viking Cruises em 5 de Junho de 1973. Nestes 42 anos de serviço navegou também com os nomes “Sunward” (1990-1992); “Birka Queen” (1992-1992); “Sunward” (1992-1993); “Golden Princess” (1993-1996); “Superstar Capricorn” (1996-1998); “Hyundai Kumgang” (1998-2001); “Superstar Capricorn” (2001-2004) e “Grand Latino” (2004-2005). Após ter sido adquirido pela companhia Fred Olsen, de Oslo, em 2005, foi rebaptizado “Boudicca”, nome que conserva até à data. O navio que apresentava inicialmente uma arqueação bruta de 21.891 tons., e 177,80 metros de comprimento, foi aumentado em 1983, a partir de quando passar a arquear 28.078 tons., com 205,50 metros. Navega com dois motores diesel que lhe asseguram uma velocidade até 21,5 milhas por hora. Chega procedente do porto de Casablanca, seguindo viagem com destino a Newcastle.
“Royal Viking Sea” – “Albatros”
Imagens da Photoship.Uk e da Phoenix Reisen
Navio construído nos estaleiros finlandeses Wartsila, em Helsínquia, foi entregue à Royal Viking Cruises em 16 de Novembro de 1973. Nestes 42 anos de serviço navegou também com os nomes “Royal Odyssey” (1991-1997); “Norwegian Star” (2001-2002) e “Crown” (2002-2004). Após ter sido adquirido pela companhia Phoenix Cruises, de Bona, em 2004, foi rebaptizado “Albatros”, nome que conserva até à data. O navio que apresentava inicialmente uma arqueação bruta de 21.897 tons., e 177,80 metros de comprimento, foi aumentado em 1983, a partir de quando passar a arquear 28.018 tons., com 205,50 metros. Navega com dois motores diesel que lhe asseguram uma velocidade até 21,5 milhas por hora. Chega procedente do porto do Funchal, seguindo viagem com destino a Amsterdão.
Sem comentários:
Enviar um comentário