quinta-feira, 5 de novembro de 2015

História trágico-marítima (CLXXIII)


O ataque e afundamento da barca "Emília"

Correu ontem na cidade que nas alturas das Canárias tinha sido torpedeada, por um submarino alemão, uma barca portuguesa, da praça do Porto, tendo-se salvo a tripulação.
Tratando de indagar se realmente se dera o torpedeamento da barca em questão, soube-se pelos seus proprietários, os srs. Francisco Estevão Soares & Cª., estabelecidos na alameda de Massarelos, o seguinte:
A barca que tem o nome de “Emília” saiu do Douro no dia 10 do corrente para Nova Orleães, com escala por Las Palmas (Canárias). Levava um carregamento importante de madeira e lastro, sendo o seu capitão o sr. João Francisco dos Santos e compondo-se a sua tripulação de 16 homens.
Por um telegrama que os seus proprietários receberam, souberam então que a barca “Emília” havia sido torpedeada por um submarino alemão nas alturas de Las Palmas, a dez milhas desta povoação, salvando-se toda a tripulação nos escaleres de bordo, e sendo entregues ao cônsul português ali.
O capitão do submarino tomou conta de todos os papéis de bordo, metendo em seguida a barca no fundo.
O submarino alemão tinha 25 metros (a) de comprido, não podendo a tripulação descobrir-lhe o número. Os alemães retiraram também de bordo muitas provisões.
A barca “Emília” recebeu 25 tiros de peça, afundando-se de seguida. Os tripulantes portugueses foram transferidos para o cruzador espanhol “Princesa das Astúrias”, onde lhes forneceram comida e vestuário, sendo dali entregues ao cônsul português em Las Palmas.
A barca “Emília” está segura na Companhia Atlântica, do Porto.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 21 de Novembro de 1916)

A barca "Emília" na Ilustração Portuguesa
Imagem de autor não identificado

Características da barca “Emília”
Lisboa 18?? a 1912 - Porto 1912 a 1916
Armador: Francisco Estevão Soares & Cª., Porto
Nº Oficial: 388-C - Iic: H.C.D.P. - Porto de registo: Porto
Construtor: R. Duncan, Co., Port Glasgow, Escócia, 1869
ex “Otago”, O. Banck, Helsingborg, Suécia, 1869-18??
ex “Emília”, Francisco Estevão Soares, Lisboa, 18??-1911
Arqueação: Tab 1.041,35 tons - 937,08 tons
Dimensões: Pp 62,60 mtrs - Boca 10,50 mtrs - Pontal 6,16 mtrs
Propulsão: À vela
Equipagem: 16 tripulantes
Capitães do navio: Francisco dos Santos Lé (1912) e João Francisco dos Santos (1913 a 1916)

Navio português afundado
Las Palmas, 17 – Acaba de chegar aqui toda a tripulação do navio de vela português “Emília”, composta de 16 homens. O navio foi torpedeado esta manhã por um submarino alemão, a dez milhas de Las Palmas e vinha aqui carregar madeira. Las Palmas, 18 - A tripulação do navio de vela português “Emília” diz que o submarino concedeu alguns minutos para salvamento dos marinheiros. O submersível tinha 25 metros de comprimento, mas desconhecem o número. Os alemães retiraram de bordo numerosas provisões. A “Emília” recebeu 25 tiros de peça. Os marinheiros portugueses foram transferidos para o cruzador “Princesa das Astúrias”, onde lhes forneceram comida e vestuário.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 21 de Novembro de 1916

(a) O submarino responsável pelo ataque e respectivo afundamento, no dia 17 de Novembro de 1916, foi o UC-20, que se encontrava sob o comando do capitão Franz Becker (embarcado neste submarino de 08.09.1916 até 08.05.1917). Os submarinos da classe UC-II, na qual estava integrado o UC-20, tinham um deslocamento de 545 toneladas, 49,35 metros de comprimento fora a fora e podiam navegar a 7 nós por hora quando em imersão ou 11,6 nós à superfície. A guarnição do submersível era composta por 26 tripulantes.

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