sexta-feira, 28 de novembro de 2014

In memorium


Rui Picarote Amaro


Fui hoje surpreendido pela desagradável notícia do falecimento do Rui Amaro, amigo de longa data e uma das raras pessoas no norte do país, que de comum comigo nutria uma enorme paixão pelo mar, pelo rio Douro, pelas docas de Leixões e actividades portuárias, mas muito principalmente por navios.
É na minha opinião o último dos "visitadores de navios", que fez parte de uma elite de personalidades, com quem tive o privilégio de conviver e aprender a profissão que desempenhei por cerca de trinta e cinco anos.
Já reformados, ainda percorremos juntos muitas milhas de pesquisa, sobre a nossa história marítima e sobre a navegação à vela, nos séculos XIX e XX, que infelizmente tão mal se conhece. Parte importante dessa história, e de acontecimentos posteriores até quase à actualidade constam nos blogs "Navios à vista", "O piloto prático do Douro e Leixões" e também na página pessoal que mantinha no sítio do "Ship's nostalgia".
Viu ainda publicado o seu trabalho sobre "A barra da morte", reflexo dos muitos anos vividos entre a classe marítima, com a qual se identificava, salvaguardando sempre com enorme afeto a lembrança de seu pai, piloto nas barras do Douro e Leixões, de quem recebeu os primeiros ensinamentos náuticos e uma educação esmerada.
O Rui foi vitima da doença que o atormentava à alguns anos. Desaparece, até um eventual próximo encontro, um amigo que me habituei a respeitar e admirar, pelo que neste momento de despedida só posso agradecer os muitos e bons momentos de convívio que passamos juntos.
Obrigado Rui e até sempre!

4 comentários:

neptuno disse...

Lamento profundamente a noticia.
Que descanse em paz.

Luis Filipe Silva

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde amigo Reinaldo.

É com tristeza que também recebo esta notícia.
Embora não conhecesse pessoalmente o Rui Amaro, várias vezes trocamos emails e informação sobre barcos e navios, nomeadamente sobre a tipologia dos barcos dos pilotos no Douro. Sempre se mostrou muito prestável a ajudar e a investigar as questões que lhe pús. Sem dúvida, o Rui tinha bom coração.

Que os seus blogues e registos se mantenham por muito tempo, pois são parte da nossa riqueza marítima.

Descanse em paz, Rui, e sempre com "Navios à Vista".

A.Fangueiro
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Jose Rui Amaro disse...

Fiquei muito sensibilizado com a mensagem do Reinaldo e com os vossos comentários.

Os blogues manter-se-ão activos, embora sem actividade. Tenho a certeza que são grandes repositórios de informação, sobre os temas que abordavam.

Os amigos do meu pai, são meus amigos.

Agradeço a vossa lembrança.
José Rui Amaro

Luis Filipe Morazzo disse...

É com imensa mágoa que recebo esta notícia, desde há muito habituei-me quase todos os dias a navegar pelos seus magníficos blogues, nos quais aprendi muito sobre os nossos navios e navegadores. Vários foram os comentários que postei e a nenhum faltou resposta. Descanse em paz, o meu muito obrigado por tudo o que me ensinou. As minhas sinceras condolências a todos os familiares e amigos.
Luis Morazzo