domingo, 26 de janeiro de 2014

Navios Portugueses


O “Nacala” da Companhia Nacional

Em determinados momentos, lamento não ter estado mais perto da capital quanto gostaria, para ter tido a oportunidade de recolher mais informação, sobre um ou outro navio, que por motivos óbvios e numa determinada época, nunca viajaram até aos portos do norte, pelo menos que seja do meu conhecimento.
Um dos casos a merecer uma menção muito especial, prende-se com a galera inglesa “Leyland Brothers”, que julgo tenha sido adquirida em 1912 pela Empresa Nacional de Navegação e amarrada no rio Tejo, transformada em pontão para armazenamento de carvão, que fornecia sempre que os vapores da companhia necessitavam desse precioso combustível.

Identificação da galera inglesa “Leyland Brothers”

Imagem da galera "Leyland Brothers"
Foto de autor desconhecido - colecção particular

Armador: R.W. Leyland & Co., Liverpool, 1886-1912
Nº Oficial: N/d - Iic.: H.J.H.D. - Registo: Liverpool
Construtor: Oswald Mordaunt & Co., Southampton, 10.1886
Arqueação: Tab 2.291 tons
Dimensões: Pp 86,56 mts - Boca 12,19 mts - Pontal 7,38 mts
Propulsão: À vela

Porque se tratou de um pontão, o navio foi provavelmente desmastreado e colocado no regime de serviço portuário e rebaptizado com o nome “Empresa Nacional”, entre os anos de 1912 a 1918, actualizando o nome desde então para “Companhia Nacional”, de 1918 até 1943.
Como se percebe, o navio não consta nas listas de navios portugueses, revelando-se por esse motivo tarefa difícil obter quaisquer indícios dele até à descoberta da sua reconstrução, em 1944.
Na fase ulterior em que foi dada nova utilização ao casco primitivo, em função do bom estado em que o mesmo se encontrava, o navio ter-se-á ainda chamado “Zaire”, entre 1943 e 1944, até à definitiva saída do estaleiro totalmente reconstruído, com o nome “Nacala” (Iº). A respectiva matrícula foi entretanto legalizada oficialmente na Capitania do porto de Lisboa, no dia 14 de Julho de 1944.

Identificação do navio-motor “Nacala”

Foto do navio-motor "Nacala" em Leixões
Imagem da Fotomar, Matosinhos - Minha colecção

Armador: Comp. Nacional de Navegação, Lisboa, 1944-1967
Nº Oficial: G-467 - Iic.: C.S.H.D. - Registo: Capitania de Lisboa
Construtor: Reconstruído em Lisboa, em 1944
Arqueação: Tab 2.390,16 tons - Tal 1.614,98 tons
Dimensões: Ff 86,80 mt - Pp 82,63 mt - Bc 12,22 mt - Ptl 6,70 mt
Propulsão: Sulzer Frères, 1943 - 2:Di - 10:Ci - 1870 Bhp - 11 m/h

Para completar o quadro, é ainda possível supor que o navio possa ter sido mantido ao serviço da Companhia Nacional até 1965, e amarrado de novo em Lisboa, considerando a entrada em serviço do novo “Nacala” (2º), construído no Japão, em 1966.
Entretanto o navio, eventualmente pela ausência de interessados na sua utilização posterior, foi vendido para demolição em Lisboa, durante o 3º trimestre de 1967. Agradeço antecipadamente toda e qualquer informação complementar sobre a história comercial deste navio. Obrigado.

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