O afundamento da barca “ Porto “
1913 – 1918
Armador: Álvaro Gomes de Sá & Cª., Lda., Porto
Desenho de uma barca, sem correspondência ao texto
Nº Oficial: A-174 - Iic.: H.K.G.B. - Porto de registo: Porto
Construtor: Archibald McMillan & Son, Dumbarton, Abril, 1885
ex “Gartmore”, Thomson, Dickie & Co., Deddington, 1885-1900
ex “Baden”, J. Wimmer & Co., Hamburgo, 1900-1913
Arqueação: Tab 1.128,26 tons - Tal 1.030,55 tons
Dimensões: Pp 70,80 mts - Boca 10,37 mts - Pontal 6,44 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 16 tripulantes
Capitães embarcados: Afonso Antero de Miranda Lemos (1913 a 1915) e José Tude de Oliveira da Velha (1915 a 1918)
Construtor: Archibald McMillan & Son, Dumbarton, Abril, 1885
ex “Gartmore”, Thomson, Dickie & Co., Deddington, 1885-1900
ex “Baden”, J. Wimmer & Co., Hamburgo, 1900-1913
Arqueação: Tab 1.128,26 tons - Tal 1.030,55 tons
Dimensões: Pp 70,80 mts - Boca 10,37 mts - Pontal 6,44 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 16 tripulantes
Capitães embarcados: Afonso Antero de Miranda Lemos (1913 a 1915) e José Tude de Oliveira da Velha (1915 a 1918)
Náufragos
A tripulação da barca “Porto”, da homónima praça do norte, naufragado a 600 milhas de Nova Iorque, aportou ali, tendo sido salva por um navio inglês.
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta, 8 de Agosto de 1918)
(In jornal “Comércio do Porto”, quinta, 8 de Agosto de 1918)
A barca "Porto"
A barca “Porto” foi há tempos torpedeada e afundada no porto de Savannah por um submarino alemão. Esta barca era alemã e antes da requisição dos navios daquela nacionalidade, denominava-se “Baden” e, estando fundeada no rio Douro foi vendida, passando a chamar-se “Porto”. Tinha 1.035 toneladas de registo e pertencia agora à firma Álvaro Gomes de Sá & Comandita. Quando foi afundada vinha para o Porto com um carregamento de algodão.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 9 de Agosto de 1918)
O que realmente aconteceu com a barca “Porto” foi ter sido interceptada pelo submarino alemão U-140, que se encontrava sob o comando do capitão Waldemar Kophamel, quando o navio se encontrava a 550 milhas da costa americana a sul de Halifax, ou a 340 milhas na direcção do Cabo Sable. Em resultado do ataque, a barca foi mandada parar e levada a naufragar com cargas explosivas, no dia 27 de Julho de 1918, na posição 39º18’N 60º40’W. A barca “Porto” procedia do porto de Savannah, encontrando-se a navegar com um carregamento de aduela e 600 fardos de algodão, com destino ao rio Douro. A tripulação abandonou o navio nas baleeiras de bordo, sendo resgatada por um navio inglês, que a desembarcou no porto de Nova Iorque alguns dias depois, de acordo com o acima noticiado.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 9 de Agosto de 1918)
O que realmente aconteceu com a barca “Porto” foi ter sido interceptada pelo submarino alemão U-140, que se encontrava sob o comando do capitão Waldemar Kophamel, quando o navio se encontrava a 550 milhas da costa americana a sul de Halifax, ou a 340 milhas na direcção do Cabo Sable. Em resultado do ataque, a barca foi mandada parar e levada a naufragar com cargas explosivas, no dia 27 de Julho de 1918, na posição 39º18’N 60º40’W. A barca “Porto” procedia do porto de Savannah, encontrando-se a navegar com um carregamento de aduela e 600 fardos de algodão, com destino ao rio Douro. A tripulação abandonou o navio nas baleeiras de bordo, sendo resgatada por um navio inglês, que a desembarcou no porto de Nova Iorque alguns dias depois, de acordo com o acima noticiado.
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