quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Navio de passageiros em Leixões


A galera " Stadt Amsterdam "

Também já referida no blog, esta galera encontra-se em Leixões, procedente do porto holandês de Ijmuiden, com passageiros, em viagem com destino a Siracusa, na Sicilia, Itália. Entrou no porto pelas 16 horas, estando previsto deixar o porto amanhã durante a tarde.







As imagens acima reproduzidas correspondem ao filme de entrada do navio no porto. Aproveito ainda a oportunidade para lembrar que esta galera é um navio gémeo da galera brasileira "Cisne Branco", que passou por Leixões pela primeira vez a 4 de Junho de 2005.

3 comentários:

Rui Amaro disse...

Hej Svensk kapten
Em 19/11/1952 entrou a barra do Douro o pequeno palhabote Sueco HMS GLADAN, que amarrou na prancha.cais do Frigorífico do Peixe, Massarelos (actual Helli-base)e dois dias depois, eu assisti à sua saída navegando a todo pano latino cruzando a barra desde as bóias da Cantareira.
Especatular!
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

reimar disse...

Hey Svensk Styrmand,
Não me apercebi da vinda do palhabote ao Douro, o que é pena. Porque é navio da armada Sueca e gémeo do "Falken", que recentemente passou por Leixões. Depois só agora reparo que ambos os navios são palhabotes, tendo inicialmente confundido o gémeo com uma escuna.
Fiquei com elementos e a história de ambos os navios, muito embora escritos em sueco. O melhor é que em caso de necessidade estão disponíveis no local do costume.
Um grande abraço, continuação de melhoras e bom fim de semana.

reimar disse...

Caro Styrmand,
Só agora reparo tratar-se de visita ao Douro em 1952. Meu amigo, nessa época ainda usava "cotton diapers", por isso lamento muito, mas não podia ter presenciado essa invejável espectacularidade.
Abraço