sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quebra-cabeças (IV)


O ex-voto da barca “Violeta”

Este é mais um dos ex-votos fotografados pelo dr. Hugo Cálão, que integram a colecção de imagens reunidas na Paróquia de São Salvador de Ílhavo. Está assinado por João Cazaux, e encontra-se legendado com a frase «Offerecido ao Senhor Jesus dos Navegantes pelos tripulantes da barca “Violeta” – 22.09.1900.
Confirmado 1900 como o ano do naufrágio, e muito provavelmente na data atrás referida, a imagem reproduz o episódio do sinistro, que teve lugar próximo à costa numa das ilhas, ainda não determinada, do arquipélago de Cabo Verde, por motivo de colisão com um casco de navio afundado.


A barca “Violeta” era um navio de longo curso, com casco de ferro, construída em Glasgow, na Escócia, durante o ano de 1869. Navegou com a bandeira inglesa, tendo sido baptizada “Kildonan”, até à compra pelo armador portuense sr. J.T. Costa Basto, que a rebaptizou em português, alterando-lhe a matrícula para a praça do Porto. Tinha uma arqueação que rondava as 650 toneladas e o seu capitão, que provavelmente estava a bordo à data do naufrágio, era o sr. José de Oliveira da Velha. Daí se depreende que a tripulação, parcial ou totalmente tinha origem em Ílhavo, tendo conseguido salvar-se do naufrágio nas baleeiras do navio.

2 comentários:

carlos disse...

onde se pode ver este quadro ?

reimar disse...

Boa noite Sr. Carlos,
Conforme indicado no texto, este ex-voto faz parte do espólio que se encontra na Igreja de S. Salvador, em Ílhavo. Se reside em Vagos, certamente não terá dificuldade em passar por lá.
Muitos cumprimentos,
Reinaldo Delgado