segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cortesia Republicana !


O rebocador “ Europa “

O rebocador "Europa" no Tejo
Foto Benoliel - Ilustração Portuguesa

Outubro de 1914. Num gesto de grande fervor republicano, o governo francês envia a Lisboa o cruzador “Dupetit Thouars”, a fim de participar nas comemorações do 5 de Outubro, apesar de pouco tempo antes, ter recebido a declaração de guerra do governo Alemão. Nesses tempos conturbados, que marcam o início do 1º conflito mundial, o navio Francês e a sua tripulação, foram por ambos os motivos, acolhidos na capital com exultantes manifestações de simpatia.

Na imagem que ilustra a chegada do cruzador Francês, podemos observar em primeiro plano, o rebocador “Europa”, tendo a seu lado um vapor de rodas, que infelizmente não conseguimos identificar, muito embora pelas características permita supor tratar-se dum ferry, de ligação entre as margens Norte / Sul, no rio Tejo. Ao fundo à direita, vislumbramos a fragata D. Fernando II e Glória.

O rebocador “Europa” foi construído em Hamburgo (Blohm & Voss?) em 1910, para a Empresa de Embarcações, Lda., de Lisboa, tinha uma máquina de 350 Bhp e era operado por 4 tripulantes. Como se vê na foto, estava registado em Lisboa e respondia pelo Iic: H.B.K.G. Arqueava 48,92 tons brutas e 44,58 tons líquidas. Tinha de comprimento entre perpendiculares 24,43 mts, 5,56 mts de boca e 3,00 metros de pontal.
Em função da documentação disponível, sabemos que operou até 1918, ano em que lhe lamentavelmente lhe perdemos o rasto.

2 comentários:

CeterisParibus disse...

Caro Reimar:

Saúdo-o e tiro-lhe o chapéu com a devida vénia. O seu blogue transpira mar e navios - e como nós gostamos deles! -, e a minúcia da sua pesquisa é extraordinária.

O meu sincero agradecimento.

reimar disse...

Caro Dr.!
Dou-lhe as boas vindas ao blog, agradecendo o favor de gostar das coisas, que eu gosto.
Obrigado e cumprimentos,
Reimar