quinta-feira, 17 de outubro de 2019

História trágico-marítima! (CCCXII)


O naufrágio do arrastão "Brenha", próximo a Vila do Conde

Imagem do arrastão "Facho", antes de mudar o nome para "Brenha"
Foto de autor desconhecido - colecção de Manuel Calisto

Características do arrastão "Brenha"
Nº Oficial: FF-283-C - Iic: C.U.V.P. - Porto de matrícula: F. da Foz
Armador: Não identificado
Construtor: Estaleiros Navais do Mondego, Figueira da Foz, 1968
ex "Facho", Supel - Sociedade União de Pescarias, Lda., Matosinhos
Arqueação: Tab 173,14 tons - Tal 52,72 tons
Dimensões: Pp 27,71 mts - Boca 7,22 mts - Pontal 2,48 mts
Propulsão: Máquina Stork, Holanda, 1967 - 1:Di - 660 Hp - 11 m/h

Cerca da meia-noite, naufragou a meia milha a oeste da praia do Mindelo, em Vila do Conde, o arrastão "Brenha", matriculado no porto da Figueira da Foz. Todos os pescadores foram salvos.
Duas testemunhas viram o barco lançar sinais luminosos de pedido de socorro, os quais foram captados pela embarcação "Desterrado", de Vila do Conde, que, cerca de 45 minutos mais tarde conseguiu salvar os naufragos, levando-os para o porto de Leixões, uma vez que as barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde se encontravam encerradas.
Na operação de salvamento colaboraram o navio patrulha da Armada "Cunene" e o arrastão "Mexilhão". O barco de pesca sofreu um rombo no casco depois de ter batido contra uma rocha submersa, devido ao mau tempo que se fazia sentir na ocasião, estando o mar revolto, com ondulação de 3 a 4 metros de altura.
Jornal "Comércio do Porto", sábado, 6 de Janeiro de 1996

Segundo Soares de Moura, é admissível a possibilidade do mestre João Rebelo da Silva, ter conduzido o arrastão de forma deficiente, pelo facto de ignorar o rochedo da «guilhada», que está perfeitamente identificado, apesar das más condições de mar encontradas na ocasião.
Ao mesmo tempo anula a hipótese de uma eventual avaria mecânica, em função da embarcação ter feito marcha à ré, conseguindo retirá-la das pedras, mas com um rombo, que lhe provocaria o afundamento, em local próximo às coordenadas 41º18'55"N 8º45'43"W.
Moura, Rodrigo Soares de, Naufrágios e outros Acidentes Nauticos em Portugal, a Norte da Figueira da Foz, CASP, 2005

1 comentário:

Cláudia Santos disse...

Engraçado, este arrastao aparece nos registos da Lloyds como BREHNA e nao Brenha. E ainda pertencia à supel. De que lado está o engano?...