quarta-feira, 17 de outubro de 2018

História trágico-marítima (CCLXXIX)


O naufrágio do iate "Flor de Setúbal"

Um navio de carga português encalhou à entrada
de Port Lyautey, mas a tripulação já foi salva
Telegramas recebidos em Lisboa e Setúbal informam que o navio de carga “Flor de Setúbal” de 249 toneladas, da praça de Setúbal, pertencente à firma Chaves & Mateus, Lda., encalhou ante-ontem à entrada de Port Lyautey (Marrocos), e que se encontrava em perigo.

Desenho de navio do tipo iate, sem correspondência ao texto

Caracteristicas do iate "Flor de Setúbal"
1946 - 1951

Armador: Chaves & Mateus, Lda., Setúbal
Nº Oficial: 514 - Iic: C.S.N.J. - Porto de matrícula: Setúbal
Construtor: Chaves & Chaves, Setúbal, 1946
Arqueação: Tab 148,76 tons - Tal 93,75 tons
Dimensões: Ff 32,07 mts - Pp 28,10 mts - Boca 7,65 mts - Ptl 3,40 mts
Propulsão: 1 motor semi-diesel - 2:Ci - 410 Rpm - 150 Bhp
Equipagem: 8 tripulantes

O “Flor de Setúbal” tinha a bordo a seguinte tripulação, sobre a chefia do capitão José Machado, de Viana do Castelo; António Freitas; contra-mestre; José Fernandes, motorista; Manuel Passos e Henrique Araújo, marinheiros, António Pereira, cozinheiro, todos também de Viana do Castelo; José Bomba Marro, ajudante de motorista, de Portimão; e Ilídio Malhão, moço, de Vila Praia de Âncora.
O navio transportava mais de 200 toneladas de cimento para aquele porto e tinha saído de Setúbal no dia 20 de Agosto. Os primeiros telegramas eram alarmantes, mas informações posteriores dizem que foi possível salvar toda a tripulação, a qual já se encontra em terra.
A situação do navio, que foi construído há cinco anos, continua, porém, a ser muito critica. Seguiram socorros para o local do encalhe.
(Jornal “Comércio do Porto”, quarta-feira, 8 de Agosto de 1951)

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