domingo, 28 de janeiro de 2018

História trágico-marítima (CCXXXVIII)


O vapor “Zambézia” (Iº)
1903 - 1918

Desenho do vapor “Zambézia” por Luís Filipe Silva

Características do vapor “Zambézia”
Armador: Empresa Nacional de Navegação a Vapor, Lisboa
Nº Oficial: 415-B - Iic: H,K,M.W. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Sir Raylton Dixon & Co., Middlesbrough, Setembro 1903
Arqueação: Tab 1.281,44 tons - Tal 879,45 tons
Dimensões: Pp 67,25 mts - Boca 10,10 mts - Pontal 5,76 mts
Propulsão: Do construtor - 1:Te - Velocidade 12 m/h.
Equipagem: 42 tripulantes
Dp “Zambezia”, Thesen's Steamships Co. Ltd., Cape Town, 1920
Dp “Buzi”, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa, 1931
Dp “Zambezia”, Colonial Steamships Co., Port Louis, Maurícia, 1934
Chegou a Karachi para demolir em 18 de Junho de 1951.
Após o sinistro que vai descrito abaixo o vapor foi reparado e vendido.

A explosão e incêndio a bordo do vapor Zambézia”
Por um telegrama recebido no Ministério da Marinha, sabe-se ter sido afundado, em consequência de uma explosão, o vapor “Zambézia”, que fazia o serviço de cabotagem na colónia de Moçambique.
O “Zambézia”, que pertencia à Empresa Nacional de Navegação, ia carregado no momento do sinistro, com 45.000 cascos de gasolina.
Consta que da tripulação há apenas a lamentar a morte de um preto.
(In jornal "Comércio do Porto", terça-feira, 15 de Maio de 1917)

Sem comentários: