domingo, 16 de outubro de 2016

Por Leixões, neste final de semana


A ver navios!...

Apesar do tempo desagradável que se faz sentir, foram aproveitadas algumas abertas para ir ao encontro dos navios que pudessem estar em porto e que justificassem maior curiosidade.
Por lá encontramos os seguintes:

O lugre dinamarquês "Den Store Bjorn"

Na realidade e para ser honesto devo confessar que este navio já se encontra de visita há alguns dias, o que é óptimo porque faz muito bem à vista, compondo de forma magnífica o enquadramento paisagístico portuário.
Este "Grande Urso", nome do lugre traduzido para português, foi construído em madeira no estaleiro de N.F. Hansen, em Odense, nos inícios do século passado, mas só mais recentemente viaja como navio de treino de vela, participando com alguma regularidade nos encontros de grandes veleiros, que tem lugar ao redor do mundo.
Está matriculado no porto de Kolding, tem um deslocamento na ordem das 420 toneladas, 49,50 metros de comprimento máximo e utiliza para manobras, quando necessário, um motor diesel Alpha, com 210 cavalos de potência.

Corveta portuguesa F471 - N.R.P." António Enes"

Um dos últimos resistentes desta classe de navios, que durante décadas foram utilizados no serviço SAR (Search and Rescue), além da fiscalização e patrulha nas águas costeiras do continente, Açores e Madeira. Eventualmente, um fim de semana tranquilo em porto, para o merecido descanso da guarnição.

Sem comentários: