sexta-feira, 19 de agosto de 2016

História trágico-marítima (CXCVIII)


Imagens dos naufrágios dos vapores "Kemmel" e "Yellowstone",
em Cabo Verde e em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores


Características do vapor “Kemmel”
1919 – 1920
Armador: “K” Shipping Co. Ltd., Londres, Inglaterra
Construtor: W. Doxford & Sons, Pallion, Inglaterra, 04.1918
ex “Bullionist”, Angier Brothers, Londres, 1896-1896
ex “Bullionist”, Cayzer, Irvine & Co., Glasgow, 1896-1898
ex “Orange Branch”, Nautilus Steam Co., Sunderland, 1898-1919
Arqueação: Tab 3.460 tons
Dimensões: Pp 103,70 mts - Boca 13,90 mts
Propulsão: 1 motor tripla expansão
Naufragou após encalhe na Ilha de S. Vicente, Cabo Verde, por motivo de fogo a bordo, em 23 de Fevereiro de 1920, quando em viagem de Rosario para Istambul, com um carregamento de carne e farinha.


Características do vapor “Yellowstone”
1918 – 1920
Armador: Governo Americano, São Francisco, 1918-1920
Construtor: Moore & Scott, Oakland, California, 04.1918
ex “War Buoy”, Governo Americano, Oakland, 1918-1918
ex “War Buoy”, Governo Inglês, Londres, 1918-1918
Arqueação: Tab 6.172 tons
Dimensões: Pp 122,70 mts - Boca 16,20 mts
Propulsão: 1 motor de turbina a vapor - 10 m/h
Naufragou após encalhe em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores, em 16 de Dezembro de 1920, quando em viagem de Roterdão para os Estados Unidos.

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