sábado, 21 de maio de 2016

História trágico-marítima (CXCI)


Devido a nevoeiro e agitação do mar, o vapor português “Monte
Brasil” colidiu, a 24 km da costa americana, com o cargueiro “Cape
Martin”, mas há esperanças de salvá-lo. Não se registaram vítimas.

Foto do navio "Monte Brasil" ao largo de Leixões
Imagem de arquivo da Fotomar, Matosinhos

Características do navio português “Monte Brasil”
11.10.1948 - 11.12.1972
Nº Oficial: 940 - Iic: C.S.L.P. - Registo: Ponta Delgada, 11.10.1948
Armador: Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos
Construtor: A. Vuijk & Zonen, Capelle a/d Ijssel, Holanda, 08.1948
Arqueação: Tab 2.394,03 tons - Tal 1.303,35 tons - Pm 3.800 tons
Dimensões: Ff 106,44 mt - Pp 100,44 mt - Bc 14,58 mt - Ptl 5,11 mt
Propulsão: Sulzer Bros., Ltd., 1944 - 1:Di - 3.900 Ihp - Veloc. 14 m/h
Transferido para a Empresa Insulana de Navegação em 11.12.1972
Transferido para a Comp. de Transportes Marítimos em 04.02.1974
Vendido para demolir em Lisboa em 1981. Demolido em Maio, 1982

Nova Iorque, 27 – O navio de carga português, “Monte Brasil”, foi abalroado às 3 horas e 30, ao largo de Atlantic City, Nova Jersey, pelo cargueiro americano “Cape Martin”. A tripulação embarcou nos escaleres. O mar está muito agitado e o nevoeiro torna a visibilidade quase nula. Um navio patrulha de vigilância da costa partiu para o local do acidente. Uma mensagem do “Cape Martin” não fala de vítimas.
Nova Iorque, 27 – Os tripulantes que tinham abandonado o navio de carga português “Monte Brasil”, depois de este ter sido abalroado pelo “Cape Martin”, regressaram a bordo e parece que o navio já não corre perigo. O “Cape Martin” tinha anunciado, esta noite que, depois do abalroamento, o cargueiro português começava a afundar-se. O capitão e os oficiais ficaram a bordo para tentarem salvar o “Monte Brasil”, tarefa que, aparentemente, levaram a bom termo.
Nova Iorque, 27 – Contrariamente às primeiras notícias recebidas nesta cidade, o navio de carga português “Monte Brasil” não se afundou. O capitão esforça-se por mantê-lo a flutuar, ajudado por alguns tripulantes que ficaram a bordo. O cargueiro americano “Cape Martin”, com o qual abalroou, não parece estar em dificuldades.
Atlantic City, 27 – O capitão e alguns oficiais do cargueiro português “Monte Brasil” transmitiram pela rádio que continuavam a bordo do navio danificado na esperança de o salvarem se se pudessem manter até de madrugada. A guarda-costeira citou o capitão como tendo dito que se o navio continuasse a flutuar tentariam alcançar Filadélfia. O cuter “Sassafras” da guarda-costeira, foi enviado para o local do sinistro.
Atlantic City, 27 – Foi a 24 quilómetros da costa de Nova Jersey que se deu o acidente com o navio português “Monte Brasil”. As causas da colisão devem encontrar-se no intenso nevoeiro que fazia naquela zona e na agitação do mar.
(In jornal “Comércio do Porto”, segunda, 28 de Abril de 1952)

Foto do rombo sofrido pelo navio "Monte Brasil"
Imagem da Photoship.Uk
Legenda na foto, como segue:
Chester, P.R., Abril, 28 – Rombo no casco devido a colisão
Trabalhadores do estaleiro local inspeccionam um rombo no casco do lado de estibordo no cargueiro português “Monte Brasil”, depois do mesmo ter dado entrada em doca seca, hoje, na sequência de abalroamento com outro cargueiro. O “Monte Brasil” foi abalroado pelo cargueiro americano “Cape Martin”, a este de Atlantic City, N.J., na madrugada do último sábado. Dois terços da tripulação do “Monte Brasil” abandonaram o navio, mas depois regressaram, conseguindo trazer o cargueiro até este porto, com o auxílio de rebocadores.

Foto do navio americano "Cape Martin"
Imagem da Photoship.Uk

Características do navio americano “Cape Martin”
1944-1975
Nº Oficial: N/t - Iic: K.W.0.1. - Porto de registo: Los Angeles
Armador: United States War Shipping Administration, Los Angeles
Construtor: Consolidated Steel Corp. Ltd., Wilmington, 05.1944
Arqueação: Tab 6.71,00 tons - Tal 3.931,00 tons - Pm 9.000 tons
Dimensões: Ff 127,30 mt - Pp 120,83 mt - Bc 18,31 mt - Pt 7,77 mts
Propulsão: Joshua Hendy Iron Works, Sunnyvale - 2:Tv - 14 m/h
Vendido para demolir à empresa de sucatas Nicolai Joffe Corp., de Richmond, Califórnia, em Abril de 1975

O cargueiro português “Monte Brasil” foi abalroado por um
cargueiro americano, em águas dos Estados Unidos, mas o
capitão tem esperanças de salvá-lo
Nova Iorque, 27 – O navio de carga português “Monte Brasil”, pertencente à Companhia de Navegação Carregadores Açorianos, com carga geral para Lisboa e em rota deste porto para Cuba, onde ia carregar açúcar para o mesmo destino, encontrava-se, na noite passada a 24 quilómetros ao largo de Atlantic City, Nova Jersey, quando, devido ao intenso nevoeiro e à agitação do mar, foi abalroado pelo cargueiro americano “Cape Martin”, de 6.711 toneladas.
As primeiras notícias diziam que o navio se afundara pela popa e que a tripulação saltara para os escaleres. Soube-se, depois, que esta informação não correspondia, felizmente, à verdade: o “Monte Brasil” não só flutuava, como o capitão, sr. Amadeu Calisto Ruivo, se esforçava para conduzi-lo para Filadélfia, com o auxílio de alguns tripulantes, entre eles todos os oficiais, que tinham ficado a bordo.
Este pormenor indicava que outros homens da equipagem haviam abandonado o navio. Efectivamente, nova notícia referia que estes últimos voltaram para bordo, que parecia já não correr perigo.
Partiu para o local um navio patrulha da guarda-costeira – o cuter “Sassafras” – de bordo do qual foi emitido um rádio dizendo que o “Monte Brasil” não estava em risco de se afundar e que o capitão declarara que se o navio se aguentasse tentaria levá-lo para Filadélfia.
Uma comunicação transmitida directamente de bordo do navio sinistrado anunciou, depois, que o capitão e oficiais tinham esperança de salvar a unidade, se pudessem mantê-la a flutuar até de madrugada. Para lhe prestar auxílio, saiu de Nova Iorque um rebocador.
O “Cape Martin” que sofreu alguns danos, vem a caminho deste porto.
(In jornal “O Século”, segunda, 28 de Abril de 1952)

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