sexta-feira, 26 de junho de 2015

Barcos rabelos 2015


A regata de S. João no rio Douro


Em dia festivo no Porto, as margens do Douro encheram-se de gente para observar de perto o evoluir da regata de rabelos, que este ano teve a participação de 14 barcos, em representação das seguintes empresas; Barros, Calém, Cockburns, Cruz, Dalva, Dow’s, Ferreira, Fonseca, Graham’s, Kopke, Offley, Rozés, Sandeman e Warre’s.



A partida para a regata deste ano, foi dada quase em frente à marina da Afurada, portanto com o percurso ligeiramente encurtado relativamente aos anos anteriores. A largada, que teve início às 17 horas em ponto, permitiu perceber que o barco da Cockburns se distanciava dos demais, antecipando-se desde logo uma chegada tranquila à ponte D. Luís, sem competidores à altura. Durante o percurso destacaram-se ainda os barcos das caves Fonseca e Sandeman, que ocuparam os lugares seguintes, por esta ordem.


A grande surpresa da tarde vista na regata deste ano, foi uma réplica hibrida dum barco valboeiro armado com velame duplo do tipo outrora utilizado pelos barcos de Arnelas, formando apesar de tudo um conjunto gracioso e bem aproveitado para passeios fluviais, como foi o caso.

Sem comentários: