quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dia da Marinha 2015


A "Briosa" este ano homenageia a capital


Afastados pela distância não nos é possível estar presentes nas comemorações do Dia da Marinha, este ano a decorrer em Lisboa, tanto quanto gostaríamos.
Mais uma vez é recordado um dos principais navegadores portugueses, o lendário Vasco da Gama, e a extraordinária façanha que foi ter chegado à Índia, neste mesmo dia 20 de Maio, mas em 1498.

Quadro relativo ao acontecimento de autor não identificado
A chegada de Vasco da Gama à Índia - Imagem Wikipedia

Bem a propósito, recordo com especial carinho a visita há alguns anos a um navio, cujo nome não me ocorre, de transporte de gás (LGP), no terminal do porto petrolífero de Sines, por sugestão do respectivo comandante de origem indiana, residente em Bombaim.
Conversa de amigos durante algum tempo, com alguns negócios à mistura e naturalmente o convite para jantar com ele, num restaurante no centro da cidade, onde foi servido uma iguaria local, um assado de carne de porco preto, regado a rigor com uma excelente reserva alentejana.
Durante o percurso passamos por uma estátua e noto um ligeiro lacrimejar nos olhos do meu amigo indiano, que me indaga se estava na terra onde nasceu Vasco da Gama.
Respondi afirmativamente e reparo nas lágrimas, que lhe cobrem o rosto. E comenta:
"Que orgulho tenho em estar aqui, na terra que o viu nascer!
Enquanto viver, este é um dia que nunca irei esquecer..."

Sem comentários: