terça-feira, 24 de junho de 2014

Imagens do dia


A habitual regata de barcos rabelos em dia de S.João

Vivemos um tempo de confrontações a vários níveis. Entre outras, temos a Primavera versus Verão, e o S. Pedro versus S. João, num dia que merecia um pouco de sol. A chuva que caiu copiosa sobre a cidade, atrapalhou em boa parte o percurso da regata, que este ano teve início às 13 horas, limitando em larga escala a presença dos curiosos em ambas as margens do rio.



Mesmo assim, ainda estiveram presentes muitas centenas de pessoas, obviamente protegidas por blusões apropriados e pelos respectivos chapéus de chuva, que tiveram o condão de ajudar a colorir este dia desagradavelmente cinzento.



Estiveram presentes à partida 14 barcos rabelos, em representação das empresas Porto Cruz, Dow's, Sandeman, Cálem, Graham's, Warre's, Kopke, Cockburns, Barros, Dalva, Offley, Taylor's, Rozés e Ferreira, que subiram o rio no seu característico andar lento, desde a enseada de Sampaio até ao cais de Gaia, num trajecto que demora cerca de 45 minutos a percorrer.



Chegados ao final da corrida, para nós é mais importante ver cumprida uma tradição, neste dia de S. João, do que enumerar os mais velozes, ou neste caso, os menos lentos. Fica uma vez mais a certeza que o vencedor foi novamente a cidade, com a presença estática no rio destas embarcações míticas, em novas colecções de bilhetes postais e muito provavelmente já hoje, através das muitas imagens recolhidas, que irão popular nas diversas redes sociais.

1 comentário:

Laurus nobilis disse...

Lindo panorama! Nunca assisti e, realmente, parece ser um espectáculo a não perder!