sexta-feira, 25 de abril de 2014

O rebocador “Monsanto” da Companhia Colonial


A chegada do rebocador “Monsanto” a Lisboa

Chegou ontem ao Tejo o primeiro navio de salvação
com que é dotada a Marinha Mercante portuguesa
Vindo dos Estados Unidos onde foi adquirido pela Companhia Colonial de Navegação, entrou ontem de manhã no Tejo o navio de salvação “Monsanto”, grande barco na sua classe, pois desloca 1.700 toneladas e mede 44 metros de comprimento, além de dispor de toda a aparelhagem moderna para reboques no alto-mar e serviços de salvamento.

Foto do rebocador “Monsanto” em Lisboa
Imagem da photoship.uk

Identificação do rebocador "Monsanto"
Nº Oficial: G-494 - Iic.: C.S.T.J. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Levingston Shipbuilding, Orange, Texas, E.U., 1942
ex H.M.S. “Favourite”, Marinha de Guerra Inglesa, 1942-1946
ex “Eugene F. Moran”, Moran Towing Corp., N.Y., 1946-1947
Arqueação: Tab 613,32 tons - Tal 181,98 tons
Dimensões: Ff 44,25 mt - Pp 41,65 mt - Bc 10,08 mt - Ptl 4,46 mt
Propulsão: General Motors, 2:Di - 12:Ci - 1.900 Bhp
Equipagem: 14 tripulantes (max.)

Trata-se de uma unidade de proa alterosa, capaz de arrostar com qualquer tempo e cuja força de motores que lhe permitia, quando em serviço na Armada americana, dar reboque, no alto-mar, a couraçados de 40.000 toneladas.

Fotos dos rebocadores "Mafra" e "Mutela", em Lisboa
Imagens de autor desconhecido

Construído apenas há cinco anos, o “Monsanto”, que foi trazido por pessoal americano, com o capitão José da Silva Peixe, como representante da C.C.N., tem alojamentos para uma tripulação de 40 homens. Com o “Monsanto” vieram também dois rebocadores para tráfego costeiro – o “Mafra” e o “Mutela” – de 200 toneladas, cada um, adquiridos igualmente pela Companhia Colonial de Navegação para os seus serviços.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 11 de Outubro 1947)

Sem comentários: