domingo, 1 de dezembro de 2013

História trágico-marítima (XCVII)


O encalhe do iate "Andrade 2º", na barra do rio Douro

Sinistro marítimo
Pelas 7 horas e 46 minutos de ontem (14 de Abril), na ocasião em que metia à barra o iate “Andrade 2º”, o vento faltou e o barco foi caindo para o sul até encalhar na areia a oeste do Cabedelo.
Um barco saveiro que velejava próximo avançou para o iate e recolheu três dos tripulantes, sendo salvos dois pelo cabo de vai-vem e o mestre Oliveira e o contra-mestre no salva-vidas e bem assim o cão de bordo, que o mestre conduzia nos braços.
O “Andrade 2º” ia da Figueira para Caminha, com pedra de cal, tentando arribar ao Porto, em consequência do muito vento norte que então soprava.
A tripulação voltou ontem mesmo para bordo, acompanhada de trabalhadores e de um piloto, no intuito de alijarem alguma carga e ver se por este modo conseguem safar o iate.
O velame e outros utensílios de bordo, foram desde logo postos a salvamento, e bem assim alguma carga, sendo muito possível, a não sobrevir algum contratempo imprevisto, que o casco se salve.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 15 de Abril de 1883)

Identificação do iate “Andrade 2º”
Armador: Não identificado
Nº Oficial: N/tem - Iic.: H.G.J.V. - Registo: Vila do Conde
Arqueação: 72,920 m3
Propulsão: À vela
O “Andrade 2º”
Deste iate, encalhado no sábado passado, no Cabedelo, foram tirados os mastaréus, grande parte da carga, utensílios de bordo, de forma a aliviá-lo o mais possível, para ver se conseguem pô-lo a nado.
Ontem, dois pilotos da barra, auxiliados por diversos trabalhadores, estiveram a passar um ferro e corrente do navio para o lado oeste do mesmo. O barco acha-se completamente em seco e conserva-se direito, mas há-de ser difícil lançá-lo à água por estar bastante metido na areia.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 17 de Abril de 1883)

Iate “Andrade 2º”
Amanhã, no areal do Cabedelo, em frente da Cantareira, à Foz, vão proceder à arrematação do iate “Andrade 2º”, ali encalhado, com todos os seus pertences.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 21 de Abril de 1883)

Iate "Andrade 2º"
Depois de muitos trabalhos e esforços, conseguiram finalmente ontem de tarde pôr a nado o iate “Andrade 2º, que encalhara há dias no Cabedelo, na ocasião em que demandava a barra. O “Andrade 2º” entrou em seguida no rio Douro e acha-se ancorado defronte do lugar da Cruz, em Vila Nova de Gaia.
Por acordo entre as partes interessadas, não se verificou a anunciada arrematação do casco e mais aprestos deste navio.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 24 de Abril de 1883)

No registo de entradas e saídas de navios no rio Douro, referente ao dia 23 de Abril, consta que o iate “Andrade 2º” havia chegado ao Porto procedente da Figueira da Foz, em 5 dias de viagem (dias do encalhe na barra incluídos), sob o comando do mestre Oliveira, transportando um carregamento de pedra de cal.

Sem comentários: