sábado, 6 de julho de 2013

Subsídios para a história da pesca do bacalhau


O 2º aniversário do navio hospital “Gil Eannes”


Dezenas de navios portugueses da pesca do bacalhau
saudarão o navio “Gil Eannes”, na sua chegada à Terra Nova

São João da Terra Nova, 26 – Doze navios de pesca portugueses chegaram a este porto na noite passada, a vanguarda de 40 esperados hoje para saudar o seu novo navio de apoio e celebrar o seu segundo aniversário.
O navio-apoio da frota de pesca dos portugueses nos bancos da Terra Nova, o “Gil Eannes”, chega de Lisboa, na sua primeira viagem com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e oito imagens mais pequenas como oferta à Catedral Católica de São João, que comemora no próximo mês o seu centenário.
Os dois aniversários que os portugueses estão a comemorar são o 500º da descoberta dos bancos da Terra Nova por marinheiros portugueses e o 400º do início da pesca portuguesa nesta região.
Os pescadores portugueses são familiares para os Terra-novenses, visto virem aqui muitas vezes abastecer os seus navios. Porém, São João nunca viu tantos ao mesmo tempo, sendo esperados hoje cerca de 4.000.
São passageiros do “Gil Eannes” o capitão Alan Villiers, escritor australiano e, em tempos, capitão de navios de vela, e o comandante Henrique dos Santos, que representa o Governo português e os interesses da pesca. Serão ambos homenageados pelas autoridades de São João.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 27 de Maio de 1955)

Sem comentários: